Thematic Seminars on Teacher Education

Code: PMPE1017
Course: Professional Master's in Education
Credits: 2
Hourly load: 30
Syllabus: It is configured as an elective discipline, referring to the line of Research Teaching and Management of Educational Processes, proposes to contribute to the discussion regarding the production of knowledge in the area of teacher training, especially for Elementary, Middle and Higher Education, professional development and the professional development of teachers. Collaborates for the elaboration of texts to be produced by the participants, with a view to presentation at events and publications, as well as contributing to the development of their research projects.
Bibliography: ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Orgs). Estágios Supervisionados na Formação Docente. São Paulo: Cortez, 2014.
ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. Centralidade dos estágios em cursos de Didática nas Licenciaturas: rupturas e ressignificações. In: ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Orgs). Estágios Supervisionados na Formação Docente. São Paulo. Cortez Ed. 2014. p. 15-40.
AROEIRA, K. P. Estágio supervisionado e possibilidades para uma formação com vínculos colaborativos entre a universidade e escola. In: ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Orgs). Estágios Supervisionados na Formação Docente. São Paulo. Cortez Ed. 2014.. p. 113-151.
Brasil. Censo da Educação Básica. MEC/INEP, 2009
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jspdata=02/07/201...
Brasil. Lei 11.738/2008. Define o Piso Salarial Nacional para os profissionais do Magistério.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2014.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. S.P. Cortez Ed.. 2002.
EVANGELISTA, O. Qualidade da Educação Pública: estado e organismos internacionais. In. LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V.; LIMONTA, S. V. Qualidade da Escola Pública . políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: CEPED, 2013. p. 13 . 46.
FREITAS, L. C.. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr.-jun.2012. http://www.cedes.unicamp.br
GARCIA, C.M. Formação de Professores para uma mudança educativa. Porto. Porto Ed. 1999.
GUIMARÃES, Socialização Profissional e Profissionalização Docente. In Guimarães (org). Formar para o mercado ou para a autonomia? O papel da universidade. Campinas: Papirus, 2006. p. 129-152.
GUIMARÃES. V.S. Formação de professores: saberes, identidade, profissão. Campinas: Papirus, 2004.
GUSMÃO, J. B. Significados da noção de qualidade da educação na arena educacional brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 100-124, jan./abr. 2013.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar . políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012. Partes I e II . p. 37 a 302.
LIBÂNEO, J.C. Internacionalização das políticas educacionais e repercussões no funcionamento curricular e pedagógico das escolas. In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V.; LIMONTA, S. V. Qualidade da Escola Pública . políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: CEPED, 2013. p. 47 . 72.
NÓVOA. A. Nada substitui um bom professor: propostas para uma revolução no campo da formação de professores. In: GATTI, B. A. et al. (Orgs). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora UNESP, 2013. Cap. 10, p. 199 . 210.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15 . 38.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito.7. ed. São Paulo. Cortez Ed. 2012
PIMENTA, S.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, .
PIMENTA, S.G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo. Cortez Ed. 2012.
PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores . unidade teoria e prática? S.P. Cortez Ed. 11. ed. 2012. parte II. p. 97 . 141; e Parte Final. p. 203 . 209.
QUEIROZ, V. F. R. A formação de professores nas pesquisas nacionais e estrangeiras: tendência e desafio.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910