Ensino a distância

A UFES possui um programa estruturado de ensino a distância em funcionamento desde 2000. O programa está integrado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, vinculado à CAPES/MEC. O Núcleo de Educação Aberta e a Distância (ne@ad) constitui o organismo mediador e gestor das ações voltadas ao ensino a distância e é gerenciado pela Administração Central da UFES. Em seu interior, alocam-se a Coordenação e a Coordenação Adjunta da UAB; e sua estruturação é composta por especialistas de diversas áreas do conhecimento, atendendo a projetos de vários centros e departamentos da Universidade e de outras instituições.

Essa estrutura apresenta-se distribuída em três Centros Regionais de Educação a Distância - cre@ads - e, por meio de parcerias entre a UFES, o MEC e os municípios, em 26 (vinte e seis) polos municipais de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil - Polos UAB, que interligam todas as regiões espírito-santenses. Os cre@ads localizam-se nos municípios de 1) Montanha, 2) Barra de São Francisco e 3) Guaçuí e os polos-UAB nas cidades de 1) Nova Venécia, 2) São Mateus, 3) Linhares, 4) Colatina, 5) Santa Teresa, 6) Venda Nova do Imigrante, 7) Vitória, 8) Vila Velha, 9) Alegre, 10) Cachoeiro de Itapemirim, 11) Conceição da Barra, 12) Pinheiros, 13) Ecoporanga, 14) Bom Jesus do Norte, 15) Mimoso do Sul, 16) Itapemirim, 17) Castelo, 18) Vargem Alta, 19) Iúna, 20) Aracruz, 21) Afonso Cláudio, 22) Domingos Martins, 23) Baixo Guandu, 24) Mantenópolis, 25) Piúma, 26) Santa Leopoldina. Os cre@ads e os polos-UAB englobam municípios vizinhos num raio de até 60 quilômetros e estão ligados diretamente ao ne@ad, que fica sediado no Campus de Goiabeiras em Vitória.

Além de cursos em níveis de graduação e pós-graduação lato sensu, o Ensino a Distância da UFES auxilia e dá suporte em atividades de pesquisa e disseminação de conhecimento em alguns Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e no Programa Institucional de Iniciação Científica.

A Educação a Distância dissemina o conhecimento a todas as regiões do estado, formando profissionais nas diversas áreas dos saberes humanos e propiciando-lhes meios de mais bem pensar e organizar o desenvolvimento das regiões deste Estado. A EAD, constitui-se em um importante e eficaz instrumento de democratização do acesso à educação, instituindo-se, cada vez mais, como uma opção de ensino de qualidade que atende a uma população considerável e, por vezes, desassistida historicamente, sem a qual não teria oportunidade de acesso à formação em nível superior ou em nível de aperfeiçoamento e de pós-graduação.

À integralização dos cursos, mesclam-se recursos didáticos convencionais aos advindos com as tecnologias da informação e do conhecimento. Para tanto, são utilizados materiais impressos e guias didáticos, porém, também, e principalmente, os recursos midiáticos e os possibilitados pela Internet, em especial as Plataformas de ensino, fóruns, salas de chat, e-mail, grupos de discussão, blogs, portfólios virtuais, videoconferência, Conferência Web, DVDs, MP3, visitas técnicas a empresas, dentre outros.

A proposta de EAD da UFES visa a, sobretudo, introduzir a Universidade, cada vez mais, na cultura da Educação Aberta e a Distância e na utilização das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação nos espaços formadores externos e internos, a fim de irradiar, cada vez mais e melhor, um ensino que seja de qualidade, hábil ao desenvolvimento das regiões do Estado e à melhoria da qualidade de vida de seus atuais habitantes e das futuras gerações.

O PPGE vem participando ativamente das atividades a distância seja coordenando tais atividades, seja pela participação de alunos, egressos e docentes. Cumpre destacar que desde 2008, foram formados no curso de Pedagogia a Distancia 8000 alunos.

Atualmente, de forma mais sistemática e sob a responsabilidade de professores do PPGE temos as atividades/cursos de ensino a distancia que se seguem. Todas contam com a participação de professores, alunos e egressos, além de alunos da graduação, especialmente das licenciaturas.

Curso de Especialização Lato Sensu em Educação do Campo NEAD/UFES
O Curso de Especialização Lato Sensu em Educação do Campo envolve parcerias da UFES com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação/SECAD/MEC, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo – SEDU, Secretarias Municipais de Educação, movimentos sociais e entidades organizadas da sociedade civil. Foi aprovado pela SECAD/MEC no primeiro semestre de 2008 (Edital SECAD n°1 de 16/04/2008 - Chamada pública para seleção de instituições de ensino superior para implementação da Rede de Educação para a Diversidade no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB). Conta com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.
O curso foi aprovado pelo Colegiado do PPGE/UFES. Foram ofertadas 350 vagas em 10 pólos da Universidade Aberta do Brasil no interior do ES, para atender a profissionais do ensino da educação do campo, que atuam em regiões do ES com Índice de Desenvolvimento Humano - IDH e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB baixos. Infelizmente este quadro remete-nos a populações campesinas, incluindo principalmente trabalhadores da agricultura familiar (assentamentos de Reforma Agrária, quilombolas, indígenas, pomeranos entre outros).
Constitui-se como um dos projetos desenvolvidos no Programa de Formação Continuada de Professores do Campo desenvolvido pelo Centro de Educação/UFES. O objetivo central é promover políticas afirmativas de valorização de territórios campesinos, povos tradicionais que vivem da terra, com resgate de identidades e saberes da terra.
Este curso de especialização tem a duração de 18 meses, culminando com a produção de trabalho monográfico por cada um dos cursistas, investigando questões da prática docente e/ou da gestão educacional em diferentes contextos campesinos.
A equipe de formadores é composta por:
22 tutores presenciais b) 11 tutores a distância .Trata-se em grande parte de ex-alunos de cursos de licenciatura e de mestrado e/ou doutorado da UFES. Vale ressaltar que pelo menos 50% destes tutores são ex-alunos do PPGE/UFES e/ou estão cursando doutorado;
Cerca de 30 professores do CE/UFES e/ou convidados externos.
Há várias dissertações (pelo menos 3) e teses (pelo menos 2) sendo desenvolvidas a partir deste trabalho realizado pela UFES/SECAD e outras instituições.
Atividades exercidas: seleção dos tutores, elaboração de artigo para CD-ROM intitulado Considerações para os iniciantes em pesquisas em educação matemática e educação do campo, elaboração de material didático – Metodologia da Pesquisa em Educação do Campo, professora da disciplina Metodologia da Pesquisa, orientação à distância dos alunos, palestra na abertura do Programa de Educação do Campo (UFES); produção de site para a disciplina Metodologia de Pesquisa em Educação do Campo. Responsável: Erineu Foerste

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Aperfeiçoamento Educação Ambiental à distância NEAD/UFES.
Assessoria junto à CGEA/SECAD/MEC no convênio UAB/UFES na equipe de produção/elaboração de material didático do Processo Formador em Educação Ambiental à distância – conteúdos Nacional e Local; Martha Tristão
Organização do material didático Local (impressos e digitais) do Processo Formador em Educação Ambiental à distância PPGE/UFES ISBN: 978-85-60050-23-9; Martha Tristão

Curso de Artes Visuais Licenciatura EAD (modalidade semipresencial)-UAB/UFES
O Curso de Artes Visuais- Licenciatura modalidade EAD, aqui apresentado como parte do Programa de Interiorização da UFES, na modalidade aberta e a distância, conta com a estrutura do Núcleo de Educação Aberta e a Distância - (ne@ad), com os treze Centros Regionais de Educação Aberta e a Distância - (cre@ad’s) e com vinte e um Centros Municipais de Educação Aberta e a Distância – ceme@ad’s (Pólos Municipais) para sua viabilização técnica e metodologia, assim como, com o Projeto Integrado de Pesquisa (PIP), que avalia a proposta educacional do Programa. A modalidade aberta e a distância oferece uma oportunidade especial para examinar a ação pedagógica dos cursos em termos de sua eficiência, eficácia, efetividade sócio-educacional e de seus impactos específicos no aprendiz. Ressalta-se, desde logo, o papel do ne@ad na implantação, desenvolvimento e avaliação da Rede UFES de EAD e do Programa de Interiorização da UFES na modalidade EAD.
Objetivando democratizar o acesso à Universidade, este projeto propõe a criação de um curso de graduação inovador e de qualidade, na área de Artes, na Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Objetivo geral
Formar, de modo consistente e contextualizado, professores para atuarem como arte-educadores no sistema de ensino, nas séries finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio.
Clientela
O projeto pretende atender a uma demanda para o curso de Licenciatura em Artes Visuais Modalidade a Distância, em todas as localidades as quais as Prefeituras aderiram ao Edital.
As vagas foram destinadas 50% aos professores em exercício na rede pública de ensino e os outros 50% ao público em geral.Foram ofertadas vagas para 660 alunos na primeira e única entrada até o ano de 2010.
Pólos atendidos: Alegre, Afonso Claudio, Aracruz, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Itapemirim, Iúna, Linhares, Mantenópolis, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha
Do PPGE/UFES, participam diretamente deste curso os professores Dr.Cesar Pereira Cola, Dra.Gerda Foerst e a Dra Moema Martins Rebouças.

Curso Educação Física na Educação Básica - Licenciatura Modalidade a Distância NEAD/UFES.
Objetivo geral
Promover a organização do conhecimento pautando-se na problematização de sua prática profissional, buscando ampliar e garantir um aperfeiçoamento teórico e prático, numa articulação entre as diferentes áreas de conhecimento que são necessárias ao seu desempenho como professor de Educação Física. Assim, acredita-se, com o presente curso, estar criando condições para assegurar aos licenciandos a compreensão plena de sua identidade como professor.
Pré-requisito
Poderão participar do Curso de Licenciatura em Educação Física para atuar na Educação Básica - modalidade a distância, todos os professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Espírito Santo (Municipais e Estadual), que estejam ministrando a disciplina de Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio, sem Licenciatura na área específica e que estejam trabalhando há, pelo menos, um ano na função docente em rede pública. Silvana Ventorim

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