Financiamentos e parcerias

O PPGE/UFES recebe apoio de várias agências de fomento federais e estaduais. As principais são:

PROAP/CAPES: Programa de Apoio à Pós-Graduação que financia as atividades dos cursos de pós-graduação, proporcionando melhores condições para a formação de recursos humanos. Docentes e estudantes vinculados a Programas de Pós-Graduação podem solicitar diretamente ao programa apoio para a participação em eventos e outras demandas.

Pró-Equipamentos/CAPES: Programa que, por meio de Edital, apoia propostas que visem atender a necessidade de equipamentos destinados à melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos Programas de Pós-Graduação, em todas as áreas do conhecimento, nas Instituições Públicas de Ensino Superior. São priorizados investimentos em equipamentos de uso compartilhado no desenvolvimento de pesquisas na instituição proponente e em instituições parceiras.

CT-INFRA/FINEP: Programa de apoio, que lança editais do Fundo Setorial CT-INFRA com o intuito de viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras, por meio de criação e reforma de laboratórios e compra de equipamentos, por exemplo, entre outras ações.

CNPq: Agência do Ministério da Ciência e Tecnologia destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país, ofertando bolsas aos alunos de cursos de pós-graduação. Os interessados solicitam bolsas dessas modalidades, através das coordenações dos Programas. As bolsas são controladas diretamente pelas coordenações de cursos, que selecionam os alunos e fazem os cadastros junto ao CNPq.

FAPES: Órgão que tem como missão fomentar ações de Ciência, Tecnologia e Inovação para geração e difusão do conhecimento no Estado do Espírito Santo. Dentre as diversas formas de apoio à pesquisa, a FAPES concede bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em seleções anuais de projetos e pesquisadores. As bolsas são solicitadas e controladas diretamente pelas coordenações dos Programas de Pós Graduação que promovem a seleção de bolsistas.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910