Intercâmbios institucionais

O PPGE desenvolve diferentes modalidades de intercâmbios institucionais que incluem desde projetos de formação como Minter até convênios com instituições nacionais e internacionais que prevêem acordos bilaterais, estágios em pesquisas dos professores e alunos do programa no exterior, participação de docentes do exterior no PPGE, participação de professores do PPGE em eventos e Conselhos Editoriais no exterior etc.

Para melhor ilustrar investimentos do programa em intercâmbios institucionais e oportunizar melhor visão do seu crescimento em busca de indicadores de excelência, apresentamos separadamente uma síntese de cada uma das modalidades.

** Programa interinstitucional de formação - MINTER **

O PPGE vem contribuindo com a qualificação de docentes e técnicos-administrativos do quadro de servidores de diferentes instituições de ensino superior por meio da oferta de Mestrado Interinstitucional. O programa ofertou os seguintes cursos de Mestrado:

a) Mestrado Interinstitucional para a Universidade de Petrolina;
b) Mestrado Interinstitucional para o IFES de Colatina
c) Mestrado Interinstitucional para o IFES de Itarana.

O PPGE-CE-UFES considera que tais experiências as qualificam para, a partir de agora, propor um DINTER, ou seja, uma turma de doutorado que visará à formação de 25 professores pertencentes a Instituição de Ensino Superior de outras regiões brasileiras.

Convênios Internacionais

Nos últimos dois triênios, o PPGE vem envidando esforços para ampliar a internacionalização do programa por meio do fomento e da consolidação de convênios com instituições estrangeiras nas quais atuam grupos de pesquisa que desenvolvem estudos correlatos aos efetuados pelas linhas de pesquisa do Programa. Durante 2010-2012, esses esforços foram intensificados com busca pela ampliação do número de participantes de docentes das linhas e pela busca por financiamentos. Vale destacar que a inserção internacional depende diretamente do apoio das agências de fomento, que nem sempre são fáceis de conseguir. No entanto, os esforços empreendidos no PPGE evidenciam uma internacionalização crescente, que pode ser verificada por artigos em periódicos, capítulos de livros e trabalhos em anais de eventos internacionais, de docentes e discentes, registrados no Coleta durante o triênio. O crescimento da internacionalização do programa pode ser identificada pelos projetos e convênios já consolidados e com financiamento e parcerias em curso que visam a alcançar financiamentos nos próximos anos, listados a seguir.

a) Convênio com o Instituto Max-Planck de História da Ciência (Berlin-Alemanha) - Participam como pesquisadoras visitantes do Instituto Max-Planck de História da Ciência (Berlin-Alemanha) as professoras Circe Mary Silva da Silva Dynniko e Lígia Arantes Sad que inclui o Projeto Internacional de Pesquisa: Die Globalisierung des Wissens und ihre Folgen (Globalização do Conhecimento e suas conseqüências). As professoras estão envolvidas no projeto de pesquisa: Mathematics Education in an intercultural perspective for native Brazilians (Indians) in the state of Espírito Santo. Financiamento: Fundação Max-Planck.

b) Projeto de cooperação internacional entre o Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Brasil) e a Universidad Nacional de La Plata /Argentina, tendo como instituições associadas em rede no Brasil a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Federal de Espírito Santo e na Argentina a Universidad de Buenos Aires e a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales. Coordenado pelo profº Carlos Eduardo Ferraço.

c) Convênio PPGE/UFES – PPGE/UERJ – Université de ROUEN (França) Laboratoire CIVIIC e Musée Oberlin A partir do Pós-Doutorado realizado pelo professor Dr. Carlos Eduardo Ferraço em 2008, na Universidade de ROUEN, Laboratoire CIVIIC e Musée Oberlin, estabeleceu-se uma intenção de parceria entre o PPGE/UFES e as demais instituições, mediada pela presença da professora Annie Tschirat/Université de ROUEN no PPGE/UFES, coordenação de Carlos Eduardo Ferraço e Janete Magalhães Carvalho.

d) Convênio PPGE/CE UFES com a Universidade de Lisboa. É o Coordenador do convênio a profª Drª Denise Meyrelles de Jesus, pelo PPGE/UFES, e o profº Joaquim Pintassilgo, pela Universidade de Lisboa. Participam também do convênio outros professores do PPGE: Sonia Lopes Victor, Ivone Martins Oliveira e Rogério Drago e também professores da graduação em Pedagogia: Reginaldo Célio Sobrinho, Edson Pantaleão Alves, Mariangela Lima de Almeida e Andressa Mafesoni Caetano. Os professores já realizaram visitas e estão em processo de institucionalização de projeto de internacionalização financiado pelo Edital UFES.

e) Convênio PPGE/CE UFES com a Universidade de Siegen (Alemanha). Desde 2006 o convênio se dá com a Faculdade de Educação e seu Programa Internacional de Doutorado em Pedagogia Social - INEDD. Envolve intercâmbios entre pesquisadores de diferentes linhas de pesquisa do PPGE com o INEDD (bancas, seminários, projetos de pesquisa, publicações conjuntas etc.). Em 2011, os Prof. Dr. Erineu Foerste e Prof. Dr. Gerda Margit Schütz-Foerste desenvolveram pesquisas de pós-doutorado no INEDD em colaboração respectiva com os prof. Dr. Bernd Fichtner e Prof. Dr. Imbke Behnken. A Universität-Siegen conta na sua organização acadêmica com renomado Centro de Infância, Juventude e Biografias (Fichtner e Behnken são membros fundadores deste centro), que acolhe pesquisadores de grande número de universidades da África, Ásia, América Latina, EUA.

f) Convênio com a UNIVERSIDADE DE SASSARI. O convênio de cooperação com a Universidade de Sassari (Uniss), localizada na região da Sardenha, Itália, tem como coordenador, na UFES, o profº Erineu Foerste e, na UNISS, o prof Alberto Merler. A cooperação tem por objetivo maior a mobilidade acadêmica para professores e estudantes da área de Educação da Ufes e da instituição italiana em desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa, estudos e publicações.

g) Protocolo de Pesquisa entre o Centro de Pesquisas Sóciossemióticas, que é composto das instituições nacionais USP, PUC-SP e Centre N. de Recherche Scientifc-CEVIPOF de Paris com a direção do Prof. Eric Landowski e o PPGE/UFES via a Prof. Moema Martins Rebouças.

h) Projeto internacional de pesquisa: "Juventude – Violência - Drogas - Um campo de ação para novas formas de práticas pedagógicas", realizado pelo Programa Internacional de doutorado em Pedagogia Social da Universität Siegen, através do SiZe (Centro de Siegen para o Estudo da Infância, Juventude e Biografia), sob a coordenação geral do Prof. Dr. Bernd Fichtner. Universidades parceiras: Universidade Caólica de Brasília (Prof. Dr. Geraldo Caliman), Universidade São Paulo (Prof. Dr. Roberto da Silva), UNISINOS (Prof. Dr. Danilo Streck), Universidade Fedral do RS (Prof. Dr. Joahannes Doll) e UFES. Na UFES, a coordenação do projeto é feita pelo profº Erineu Foerste.

i) Projeto Internacional de pesquisa: Transforming Pedagogy through Digit@l Media Around the Globe. O Coordenador Geral do Projeto: Prof. Dr. Michalis Kontopodis (Universidade Livre de Amsterdam) e a coordenação do projeto no Brasil é do profº Erineu Foerste. O projeto tem como universidades parceiras: VU University Amsterdam/ Netherlands, Roskilde Universitet/ Denmark, University of Crete/ Greece, Moscow State University of Psychology and Education/Russia, Universidade Federal do Espírito Santo/ Brazil, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional/México Universität-Siegen/Deutschland.

Participação de professores de outros Programas do Brasil e do Exterior nas atividades do PPGE

Além de eventos (congressos, simpósio, seminários, mesas redondas) realizados pelo PPGE, o programa promove palestras e encontros com grupos de pesquisas que contam com a atuação de professores convidados de diferentes instituições nacionais e internacionais.

Aprimoramento do corpo docente em estágios de pesquisa no Brasil e no Exterior

O PPGE tem buscado o aprimoramento de seu corpo docente por meio de ações que vão desde o fomento a efetivação de parcerias de pesquisas com outras instituições, a realização de estágios e participação em eventos nacionais e internacionais.

Intercâmbios de alunos

O PPGE fomenta a participação de doutorandos em estágio em instituições estrangeiras de pesquisa (bolsa doutorado sanduíche). O envio desses alunos tem sido propiciado por bolsas PSDE/CAPES. Além disso, o PPGE é aberto a receber alunos estrangeiros da graduação e da pós-graduação por meio de Editais

Intercâmbios de professores

Além de idas de professores do PPGE para Centros de Pesquisa de Universidades estrangeiras, os convênios têm fomentado e propiciado a participação de docentes do programa em atividades fora do País como, por exemplo, eventos com apresentação e publicação de trabalhos, o que vem demonstrando o crescente movimento da internacionalização da produção docente e discente.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910