Laboratórios

O PPGE abriga alguns Laboratórios que subsidiam atividades de ensino e de pesquisa realizadas pelos docentes do Programa.

1) Laboratório de Informática do PPGE (LABINF)- Esse laboratório é destinados a apoio as atividades dos alunos do Mestrado e do Doutorado. O LABINF foi renovado, visto termos sido beneficiados com financiamento para compra/troca de equipamentos bem como para pequenas reformas do espaço físico, visando adequá-lo às novas máquinas e outras tecnologias. Tal financiamento se constitui em uma iniciativa da PRPPG-UFES em resposta a um edital nacional para as IFES. O LABINF conta com computadores, impressoras laser e outros recursos em número necessário para atender a demanda atual.

2) Laboratório de Apoio a Pesquisas e Eventos Científicos (LAPEC) - O Laboratório atende alunos e professores das linhas de pesquisa do programa. Possui sala equipada para realização de reuniões dos grupos de pesquisas e para organização de eventos realizados por docentes do Programa.

Vários docentes do Programa coordenam Laboratórios de áreas específicas, vinculados ao Centro de Educação, que congregam espaços de interação entre pós-graduandos, graduandos e comunidade externa. São eles:

1) Laboratório de Ensino de História (LAHIS) – Este Programa foi, inicialmente, estruturado como Projeto de Extensão em 1992 e registrado na ProEx sob o nº. 160/92; e ampliou-se sob a forma de Programa de Extensão a partir de 1999, recebendo o registro de nº. 060/99. Suas atividades são dirigidas a professores do Ensino Fundamental e Médio, aos alunos, estagiários e monitores dos cursos de História, Pedagogia, mestrado e doutorado em educação bem como aos demais profissionais e pesquisadores da Educação. Além disso, tornou-se, nos últimos anos, um suporte dinamizador do ensino de História no Espírito Santo.

2) Laboratório de Ensino de Geografia (LEAGEO) - funciona como projeto de extensão do Centro de Educação desde setembro de 1994, quando foi registrado na PROEX sob o número 089/94, com a denominação inicial de Projeto de Extensão de Implantação e Funcionamento do LEAGEO. Em 1995, seu relatório de atividades foi aprovado sob o registro 080/95, permanecendo o projeto com o mesmo número de registro. O relatório de atividades do último prazo de prorrogação solicitado à PROEX foi aprovado em novembro de 1999, estendendo o projeto até setembro de 2001, sob o número 132/99. A partir de então o LEAGEO foi transformado em programa permanente da UFES, conforme aprovado na 11ª Reunião Extraordinária do DDPE-CE, em 06.11.01 e se transformou em um espaço fundamental de discussões e pesquisas.

4) Pólo Arte na Escola (PAE) /UFES é um espaço dedicado à formação continuada do professor de artes, ligado a Universidade Federal do Espírito Santo (Pró-Reitoria de Extensão-Centro de Educação) e ao Instituto Arte na Escola (IAE) e funciona no Centro de Vivência da UFES. Lançado em maio de 2004 no Museu de Arte do Estado do Espírito Santo, tem consolidado o seu espaço como agente e promotor da formação continuada em ações e parcerias diversificadas com instituições de ensino de nosso estado e atua em diferentes campos tanto na área de sua vocação gestora que é a extensão, como na pesquisa.

5) Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (LAGEBES) visa a se constituir como um espaço articulador e socializador de conhecimentos produzidos no âmbito das atividades desenvolvidas no Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (MEC/SEB) e nas atividades de estudos e pesquisas realizados  no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFES, se colocando assim como lócus de planejamento e de proposição de ações afirmativas para a melhoria da qualidade da gestão da  educação básica no Estado Espírito Santo. Nesse sentido, o LAGEBES, como projeto de extensão permanente, busca articular pesquisa e extensão com a finalidade de subsidiar as unidades, redes e sistemas de ensino capixabas no planejamento, no desenvolvimento, no acompanhamento e avaliação de políticas, programas e projetos das diferentes etapas e modalidades de ensino que constituem a educação básica, bem como ser um espaço aglutinador para o adequado suporte científico e técnico para a dinamização das ações na área de gestão educacional, visando a melhoria do acesso, da permanência e da qualidade do ensino no Estado do Espírito Santo. 

6) Laboratório de Aprendizagem Matemática e de Informática Educativa (LAMATI) – Criado em 1996 com auxílio financeiro da CAPES, obtida no final de 1995. Seu objetivo era o de criar um ambiente rico matematicamente, que possibilitasse a professores e alunos uma ruptura com seu modo de ver e sentir a Matemática e de perceber sua interligação com as demais áreas do conhecimento. Diferentes recursos tecnológicos, inclusive computacionais, além de jogos matemáticos, são disponibilizados para estudantes do curso de Pedagogia, de Matemática e do Mestrado e Doutorado em Educação.

7) Laboratório de Manutenção em Informática (LAMAN) - criado com o intuito de realizar a manutenção dos equipamentos de informática do Centro de Educação, bem como proporcionar um sistema de suporte às tarefas demandadas pelas rotinas do Centro que sejam feitas em cima desta tecnologia, obtendo assim uma resposta mais ágil e eficaz, sem ter que passar por um processo mais longo e burocrático.

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