Abordagens Sócio-Filosóficas da Educação

Código: PPGE-1702
Curso: Mestrado em Educação
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Abordagens sociológicas e filosóficas; dialógicas e diferenciais. A política, a cultura, a ética, a estética, a existência e a cognição em sua relação com o campo educacional.
Bibliografia: ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
ADORNO, Theodor W. Teoria da semicultura. Educação e Sociedade, Campinas, ano VXII, p. 388-411, dez. 1996.
BIESTA, Gert. How general can Bildung be? Reflections on the future of a modern educational ideal. Journal of philosophy of education, v. 36, n. 3, p. 377-390, 2002.
DALBOSCO, Claudio Almir; EIDAM, Heinz. Moralidade e educação em Immanuel Kant. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.
DELLA FONTE, S. S. A formação humana em debate. Educação & Sociedade (Impresso), Campinas, v. 35, p. 379-395, 2014.
DUARTE, Newton; DELLA FONTE, Sandra Soares. Arte, conhecimento e paixão na formação humana. Campinas: Autores Associados, 2010.
GUR-ZE’EV, Ilan. Bildung and critical theory in the face of postmodern education. Journal of philosophy of education, v. 36, n. 3, p. 391-408, 2002.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. 3. ed. Piracicaba: Unimep, 2002.
KOLLER, H-C. Bildung and radical plurality: towards a redefinition of Bildung with reference to J.F. Lyotard. Educational Philosophy and Theory, v. 35, n. 2, p. 155-65, 2003.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.
OLIVEIRA, Avelino da Rosa; VALLE, Lílian (Org.). Filosofia da educação: posições sobre a formação humana. Curitiba: Appris, 2014.
OLIVEIRA, Avelino da Rosa; OLIVEIRA, Neiva Afonso. Modelos de formação humana: paidea, Bildung e formação omnilateral. In: BOMBASSARO, Luiz Carlos; DALBOSCO, Claudio A. HERMANN, Nadja (Org.). Percursos hermenêuticos e políticos: homenagem a Hans-Georg Flickinger. Passo Fundo/Caxias do Sul, Porto Alegre: Editora UPF/ Editora PUC-RS/ EDUCS, 2014. p. 208-222.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SAVIANI, Dermeval. Debate sobre as relações entre educação, formação humana e ontologia a partir do método dialético. Perspectiva, Florianópolis, v. 31 n. 1, 185-209, jan./abr. 2013.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910