Abordagens epistemológicas da educação

Código: PPGE-1711
Curso: Doutorado em Educação
Créditos: 3
Carga horária: 45
Ementa: O debate clássico e contemporâneo da epistemologia. Concepção de ciência a partir de diferentes perspectivas teóricas em sua relação com a produção do conhecimento em Educação.
Bibliografia: BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Tradução de António José
Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 1996.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas
fundamentais do método sociológico nas ciências da linguagem. São Paulo:
Hucitec, 1999.
BONJOUR, Laurence. Epistemology: classical problems and contemporary
responses. 2a. ed. Lanham, Maryland: Rowman & Littlefield, 2010.
KENNY, Anthony. The rise of modern philosophy. Oxford: Clarendon Press,
2006. [Série: A New History of Western Philosophy, Volume III.]
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências
humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes,
2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida
decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910