ESCOLARIZAÇÃO NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO INÍCIO DO SÉCULO XX: DAS ESCOLAS ISOLADAS AOS GRUPOS ESCOLARES

Nome: INGRID REGIS DE FREITAS SCHMITZ DE ALENCAR
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/07/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO HENRIQUE PINTO Examinador Externo
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Examinador Interno
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Examinador Interno
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Orientador

Resumo: Objetiva investigar a expansão do ensino primário no norte do Espírito Santo, entre 1908 e 1930, e os desdobramentos dos discursos republicanos no campo educacional, em circulação nesse período, no processo de expansão da escolarização primária norte espírito-santense. Toma como referencial teórico a compreensão, tratamento e trabalho com as fontes propostas por Carlo Ginzburg, Marc Bloch e Michel de Certeau. As ideias desses autores contribuíram nas aproximações da história da educação no norte do Estado a partir de uma abordagem microanalítica que propõe a variação de escalas. Mensagens de governo, relatórios de instrução e inspeção, documentos oficiais avulsos, decretos e regulamentos sobre a instrução no período, fotografias, matérias de jornal e livros, teses, dissertações e artigos sobre a história dos municípios em destaque compõem o corpus documental da pesquisa que considera ser a expansão do ensino no norte do Espírito Santo viabilizada principalmente por meio da atuação de professores em escolas isoladas, cujas condições físicas, estruturais e materiais não condiziam com o discurso de escola republicana propagado. As construções destinadas a serem grupos escolares naquela região revelam a fragilidade e ausências dessa instituição, cuja materialidade estava afirmada apenas no discurso político. Esta pesquisa considera aproximações e distanciamentos entre os municípios de Colatina e São Mateus, indicando que o processo de expansão do ensino primário apresenta singularidades em ambos. Trata-se de uma contribuição para o conhecimento da história da educação no norte do Espírito Santo.

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