REALIDADES EM CONTATO: CONSTRUINDO UMA INTERFACE ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Nome: CHRISTIANO FELIX DOS ANJOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/07/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador
ERINEU FOERSTE Examinador Interno
KÁTIA REGINA MORENO CAIADO Examinador Externo
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Examinador Interno

Resumo: Caiado e Meletti (2011), Jesus et al. (2011) e Macoccia (2010) chamam a atenção para a carência de pesquisas que se debrucem sobre a temática Interface entre a Educação Especial e a Educação do Campo. A pesquisa objetiva desvelar e problematizar a interface entre a Educação Especial e Educação do Campo, a partir dos sujeitos que produziram conhecimento sobre essas duas modalidades no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Como metodologia, nos apropriamos da natureza da cartografia de Santos (2011), entendendo as produções como mapas simbólicos que desenham uma dada realidade a partir de suas pesquisas. Considerando as dissertações e teses como narrativas, elas foram analisadas com base nos autores para que eles pudessem desvelar as pistas sobre a Educação Especial e ou Educação do Campo que apareceram em suas pesquisas. Este trabalho buscou também desvelar a interface em suas trajetórias de vida antes e depois de suas respectivas produções acadêmicas, nas quais pôde narrar sua própria pesquisa, agora com um novo olhar. Utiliza as sociologias das ausências e das emergências de Santos (2006), assim como também o trabalho de tradução. Nos resultados, são três categorias identificadas: as pistas de mecanismos de invisibilização do aluno público-alvo da Educação do Especial nas escolas do campo; os movimentos de visibilização desse alunado a partir de ações de resistência contra-hegemônica e da aproximação da interface entre a Educação Especial e a Educação do Campo. Considera a importância de se produzir mais pesquisas sobre a interface entre a Educação Especial e a Educação do Campo, visto que, nesta pesquisa, se encontram pistas da total invisibilização até pistas que desvelam a constituição da interface materializando-se. É assumida também a necessidade de evitar outros períodos de silenciamentos.

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