SURDO PROFESSOR: FORMAÇÃO POR MEIO DA FILOSOFIA E DA CONSTITUIÇÃO DE UM ESPAÇO PEDAGÓGICO
Nome: NILMA MOREIRA DA PENHA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 05/05/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA-MACHADO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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VALDETE CÔCO | Examinador Interno |
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO | Examinador Interno |
LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA-MACHADO | Orientador |
ADRIANA DA SILVA THOMA | Examinador Externo |
Resumo: O questionamento que mobilizou essa pesquisa foi: Quais são os efeitos dos atravessamentos da Experiência-Surdez nas práticas docentes do Surdo que é Professor? É o fio condutor deste trabalho que traz uma discussão sobre a formação docente do Surdo que é Professor, por meio da experiência do Ser surdo no exercício da docência na grade de inteligibilidade da inclusão. Sendo assim, o objetivo principal do estudo foi compreender a formação do Surdo que é Professor através das reflexões filosóficas nas rodas de conversa para que seja possível a constituição do espaço pedagógico como práticas na relação docente-discente. A pesquisa foi realizada no Munícipio de Vitória, em parceria com a divisão de educação especial da Secretaria de Educação deste município com o Grupo Interinstitucional de Pesquisas em Libras e Educação de Surdos (GIPLES) para a criação de um projeto de extensão que visou à formação desses professores. Lançamos mão das Rodas de conversas como procedimento metodológico tendo como inspiração teórica - metodológica as discussões foucaultianas, junto a outros autores, utilizando os conceitos-ferramentas Experiência de Si e Tecnologias do Eu para análise dos dados produzidos no decorrer da pesquisa. E por fim concluímos que por meio da experiência de si, os surdos que são professores ressignificam suas práticas docentes potencializando o atravessamento do ser surdo neste processo.