AS PRÁTICAS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO DE DIREITO

Nome: ALESSANDRA PATRICIA DE SOUZA ALBUQUERQUE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/03/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SILVANA VENTORIM Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE Examinador Externo
GEIDE ROSA COELHO Examinador Interno
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Examinador Interno
SILVANA VENTORIM Orientador

Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar as percepções dos professores sobre as práticas do currículo integrado em um curso de Direito de uma instituição de ensino superior privada, situada no município de Vitória, no estado do Espírito Santo, e sua relação com a formação desses professores. São objetivos específicos desta pesquisa compreender a concepção de currículo integrado e sua relação com a formação didático-pedagógica dos professores; compreender a relação entre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Direito, o projeto pedagógico do curso (PPc) de Direito da instituição de ensino pesquisada e o currículo integrado desenvolvido pelos professores participantes desta pesquisa e; compreender a relação entre o currículo praticado no curso de Direito da instituição pesquisada e o prescrito no respectivo PPc. O estudo utilizou uma metodologia de caráter qualitativo, realizando um estudo exploratório, inclusive por meio de entrevista a cinco professores do curso de Direito da instituição pesquisada. Os resultados apontaram as percepções dos entrevistados na experiência do currículo integrado e a relação de suas práticas docentes com sua formação. Indicaram ainda que as práticas do currículo integrado contemplam um projeto educacional amplo que proporciona uma visão global do Direito; que praticar o currículo integrado requer formação didático-pedagógica e que os professores ainda apresentam resistência à formação continuada; que há uma relação entre as práticas do currículo integrado no curso de Direito da instituição investigada e a formação docente, assim como há relação entre essas práticas e o PPc de Direito; que os professores entrevistados não veem a docência como uma carreira secundária; que o compartilhamento de experiências com os colegas de profissão contribui para a formação docente. Os dados mostraram que há uma relação direta e coerente entre a LDBEN, as diretrizes curriculares nacionais, o PPc de Direito e o currículo integrado desenvolvido pelos professores participantes desta pesquisa. O estudo considera a necessidade de valorização da formação docente por meio de políticas públicas e/ou de iniciativas das próprias instituições de ensino a fim de promover formação continuada a seus professores.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910