O Trabalho docente na Interface Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos em Realidades Brasileira e Mexicana

Nome: NELMA SUELY BRAGANÇA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/03/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CÉSAR ALBENES DE MENDONÇA CRUZ Examinador Externo
EDNA CASTRO DE OLIVEIRA Examinador Interno
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Orientador
ROGÉRIO DRAGO Examinador Interno

Resumo: Este estudo tem por temática a Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos
focalizando a formação e prática de professores que atuam em classes comuns da
Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental, as quais contam com a
matrícula de estudantes com deficiência e/ou com transtornos globais do
desenvolvimento em duas realidades: brasileira e mexicana. Tencionou-se identificar
as tensões que constituem as figurações em que os professores estão envolvidos,
bem como conhecer as experiências, as práticas pedagógicas desenvolvidas por
esses professores no que concerne à garantia da apropriação do conhecimento
escolar por estudantes matriculados em classes do ensino comum da EJA que
contam com a matrícula de estudantes público-alvo da Educação Especial. Trata-se
de um estudo comparado internacional de natureza qualitativa. A pesquisa
qualitativa caracteriza-se por desenvolver-se em ambiente da vida real e o
pesquisador está mais preocupado com o processo do que simplesmente com o
resultado, por isso tem como campo as relações estabelecidas entre pessoas e
grupos e as experiências vividas no cotidiano da vida em sociedade. Como
procedimento para a obtenção dos dados, recorreu-se à entrevista semiestruturada
e da observação. As reflexões e análise dos dados estão ancoradas nos
pressupostos do sociólogo Norbert Elias e, entre os principais conceitos que ele
desenvolveu, baseou-se principalmente em figuração, processos sociais,
interdependência. Acredita-se que sua perspectiva teórica, aliada às reflexões deste
estudo, pode contribuir para ampliar os debates sobre a escolarização de alunos
com deficiência matriculados na EJA. Os resultados apontaram a existência de uma
centralidade dos serviços de apoio especializados no desenvolvimento das práticas
pedagógicas no contexto da escola de ensino comum. Advém daí uma
fragmentação das ações pedagógicas em que os profissionais do serviço de apoio
especializado realizam uma parte do trabalho pedagógico com base nas
informações e conteúdos que o professor de classe de ensino comum das diferentes
áreas de conhecimento disponibiliza, permitindo inclusive direcionar as ações
pedagógicas do professor de ensino comum, direta ou indiretamente. Tal
centralidade se deve, embora não exclusivamente, aos modos como historicamente
nossa sociedade ocidental vem atuando para garantir educação a pessoas com
deficiência. Nesse sentido, orientados pela perspectiva que associa deficiência comlimitação, são definidos tetos para o desenvolvimento e a aprendizagem. Sustentar
essa perspectiva significa, muitas vezes, garantir maior margem de poder ao
profissional dos serviços de apoio especializados na inter-relação com os
professores do ensino comum. Finalmente destacamos que os caminhos percorridos
pela Educação Especial e pela Educação de Jovens e Adultos, tanto na realidade
brasileira quanto na mexicana, trazem consigo as marcas de uma sociedade liberal,
capitalista e excludente e seus sujeitos se constituíram historicamente em paralelo,
ou independentemente do sistema regular de ensino. Nesse sentido, a figuração
formada pelos estudantes público-alvo da Educação Especial matriculados em
classes de EJA ainda hoje vivencia uma dupla exclusão: a primeira por não terem
concluído os estudos na idade certa; e a segunda por terem deficiência. Associadas
entre si, ambas as exclusões legitimam um processo de estigmatização social
ancorado fundamentalmente na baixa expectativa referente à apropriação dos
saberes escolar desses sujeitos. Em outros termos e mais especificamente, por essa
via, vivencia-se a minimização dos conteúdos mínimos.

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