PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA ALFA E BETO DE ALFABETIZAÇÃO

Nome: NAYARA SANTOS PEROVANO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Orientador
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA Examinador Interno
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo
ROGÉRIO DRAGO Examinador Interno

Resumo: Este texto apresenta os resultados da pesquisa cuja finalidade foi compreender a proposta pedagógica concretizada nos livros do programa Alfa e Beto de Alfabetização dirigidos aos docentes e às crianças do 1º ano do ensino fundamental, publicados no ano de 2004. Analisa crítica e responsivamente textos contidos em um conjunto de 12 livros produzidos pelo programa, tendo como aporte teórico-metodológico a perspectiva bakhtiniana de linguagem. Adota uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, de cunho documental, compreendendo os documentos produzidos pelo programa Alfa e Beto de Alfabetização, objeto do estudo, como texto/enunciado. Primeiramente, busca compreender o contexto de produção dos livros desse programa, procurando dialogar, principalmente, com o relatório Alfabetização infantil: os novos caminhos, primeiro documento oficial que propõe a necessidade de revisão do conceito de alfabetização adotado no âmbito das políticas de alfabetização no Brasil, assim como as concepções de linguagem, sujeitos e de alfabetização vinculadas ao programa. Conclui que a proposta pedagógica do programa Alfa e Beto de Alfabetização, apesar de seu texto afirmar que está ancorado em bases cientificas modernas e eficazes, na prática, reduz a linguagem escrita a um código e os sujeitos a meros receptores passivos.

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