A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Nome: LÍVIA VARES DA SILVEIRA BRAGA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 04/03/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROGÉRIO DRAGO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDMAR REIS THIENGO Examinador Externo
EDSON PANTALEÃO ALVES Examinador Interno
JAIR RONCHI FILHO Examinador Interno
MARLINDA GOMES FERRARI Examinador Externo
ROGÉRIO DRAGO Orientador

Páginas

Resumo: Esse estudo teve como objetivo geral investigar como as práticas pedagógicas podem
contribuir para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores da criança com
deficiência intelectual na Educação Infantil. Como objetivos específicos, buscou-se
analisar o papel da mediação para o desenvolvimento das funções psicológicas
superiores nos processos de aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar;
conhecer as características e potencialidades dos sujeitos com deficiência intelectual
no que diz respeito a sua aprendizagem e desenvolvimento; identificar e analisar
práticas pedagógicas que potencializem o desenvolvimento das funções psicológicas
superiores da criança com deficiência intelectual na Educação Infantil. Para tal, foram
utilizados, como aporte teórico, os estudos de Lev S. Vigotski e seus colaboradores
que compreendiam que o processo de aprendizagem e desenvolvimento ocorre por
meio das relações que se estabelecem com o meio e que, por meio do plano social,
toda a deficiência pode ser compensada. Para alcance dos objetivos propostos, por
meio da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizamos a análise microgenética, pois
este método de pesquisa consiste na compreensão dos fenômenos a partir de seu
acontecer histórico, com um olhar voltado para o particular, sem perder de vista o
objeto em sua totalidade. Como procedimentos de recolha de dados, utilizaram-se a
observação e as entrevistas buscando compreender os movimentos que envolviam o
fazer pedagógico e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Esse
estudo teve como lócus de pesquisa um Centro Municipal de Educação Infantil
localizado no município de Serra/ES. Foram sujeitos desse estudo uma criança de
dois anos com diagnóstico clínico de deficiência intelectual, a professora de Educação
Infantil, a Assistente de Educação Infantil, a estagiária, a professora de Arte, a
professora especialista em Educação Especial e a pedagoga. Como resultados,
percebemos que o diagnóstico clínico, quando bem interpretado, pode se tornar
instrumento de potência no trabalho pedagógico. Além disso, notamos que as práticas
pedagógicas se constituem em ações mediadoras capazes de alavancar o processo
educativo do sujeito. No caso da criança com deficiência intelectual, as práticas
pedagógicas cumprem, ainda, o papel de conduzir por caminhos indiretos o curso do
desenvolvimento, colocando em movimento as funções psicológicas superiores.
Observamos, ainda, que as funções psicológicas superiores atuam de modo
interfuncional em um sistema de (re)subordinação e reestruturação. Por fim,
percebemos que o aprendizado, quando organizado de maneira adequada, pode
resultar em desenvolvimento mental, possibilitando à criança com deficiência
aprender e se desenvolver como sujeito social, histórico e cultural.

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