O ALUNO COM SÍNDROME DE SMITH-LEMLI-OPITZ NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM ESTUDO DESCRITIVO

Nome: ISRAEL ROCHA DIAS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 13/04/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROGÉRIO DRAGO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo
HIRAN PINEL Examinador Interno
MARESSA CRISTIANE MALINI DE LIMA Examinador Externo
ROGÉRIO DRAGO Orientador
SANANDREIA TOREZANI PERINNI Examinador Externo

Páginas

Resumo: Esse estudo intitulado o “aluno com síndrome de Smith-Lemli-Opitz no
atendimento educacional especializado: um estudo descritivo”, apresenta
levantamentos de dados produzidos em uma pesquisa no curso de Doutorado
em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do
Espírito Santo - UFES. Teve como objetivo principal: descrever e analisar o
processo vivenciado por um aluno com a síndrome de SMITH-LEMLI- OPITZ no
contexto do atendimento educacional especializado. Especificamente,
pretendeu-se: conhecer as principais características, particularidades e
peculiaridades da síndrome de Smith-Lemli-Opitz; descrever e analisar as
práticas pedagógicas no contexto do atendimento educacional especializado de
um aluno com a síndrome de Smith-Lemli-Opitz; investigar como se dá o
processo de desenvolvimento de algumas funções psicológicas superiores
(linguagem, memória, atenção e imaginação) de um aluno com a síndrome de
Smith-Lemli-Opitz no âmbito educacional, a partir da contribuição históricocultural. Na elaboração desse estudo, o referencial metodológico adotado, a
partir da natureza qualitativa, assumiu o panorama do estudo de caso com
enfoque descritivo numa perspectiva histórico-cultural, dialogando
essencialmente com Vigotski e seus seguidores que entendem o ser humano
como um ser que, independente de características físicas, mentais ou sensoriais,
produz conhecimento e cultura ao mesmo tempo em que se apropria da cultura
e do conhecimento dos outros sujeitos de seu grupo social. O propósito desta
pesquisa não é levantar um único dado e, sim, descrever e analisar como
acontece o processo de inclusão de Filipe, sujeito da pesquisa, a partir do
envolvimento com o contexto in loco, mas especificadamente no Atendimento
Educacional Especializado. Em suma, pode-se enfatizar que tais objetivos
específicos conduziram plenamente ao alcance do objetivo geral desse estudo,
uma vez que permitiram entender, descrever e analisar o cotidiano inclusivo
desse sujeito em processo de inclusão tendo uma síndrome rara e pouco
estudada no contexto acadêmico. Além disso, o estudo revelou que quando a
escola e seus profissionais entendem que o sujeito com ou sem deficiência é
sujeito produtor de história e cultura, tendem a trabalhar no sentido de queesse
sujeito pode e deve fazer parte de todo o cotidiano como membro ativo do
processo de ensino-aprendizagem.

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