A Catarse teatral na formação humana.

Nome: FABRICIO MORAES CUNHA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/07/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Robson Loureiro Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Antonio Henrique Pinto Examinador Externo
Gerda Margit Schutz Foerste Examinador Interno
Ricardo Ramos Costa Examinador Externo
Robson Loureiro Orientador
Sandra Soares Della Fonte Examinador Externo

Resumo: Com base em uma pesquisa de cunho eminentemente teórico-bibliográfica, a contribuição que segue visa abordar a relação entre o teatro e a formação humana, sob ótica da Teoria Crítica da Sociedade. O problema a que se deseja responder tem que ver com a possibilidade de o processo catártico, motivado pelo teatro, inspirar uma formação a contrapelo dos ditames educacionais vinculados à lógica do mercado. O principal objetivo é entender em que medida a experiência com o teatro, capaz de
despertar a dimensão catártica, pode contribuir para a ampliação da formação humana. O conceito de formação humana adotado vincula-se à concepção de Bildung presente
especialmente na obra do filósofo Theodor Wiesengrund Adorno (1903-1969). O objetivo específico, nessa primeira etapa do trabalho, foi apreender até que ponto o conceito de catarse tem sido referência nesses estudos e como, no ambiente acadêmico,
tem ocorrido esse diálogo entre teatro e educação, tendo como mediação a experiência catártica. Entretanto, além de conhecermos os diferentes sentidos do termo catarse, é
importante identificar as características do tipo de educação que defendemos em nossa hipótese. Por isso, o segundo objetivo específico do trabalho corresponde a compreender a proposta da educação voltada para a emancipação com base nos
pressupostos teóricos do filósofo Theodor Adorno. O trajeto metodológico parte de um breve detour conceitual em obras de referência (dicionários gerais e especializados) das áreas de filosofia, artes e teatro e, em seguida, focaliza uma revisão de literatura, com ênfase nos trabalhos acadêmicos publicados por pesquisadores do campo educacional em diálogo com a área de estudos sobre o teatro. Como forma de estabelecer um contraponto entre os pressupostos adornianos e o atual contexto histórico-social, assumimos também o objetivo específico de analisar aspectos do tipo de catarse estimulada pela sociedade atual e suas consequências para os processos de formação humana. Por fim, investigamos como outro tipo de catarse, especificamente estética e promovida pela arte teatral, pode servir para uma educação emancipadora com base na
teoria estética de Adorno.

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