IMAGENS Didáticas para a Licenciatura em Artes Visuais-ead: Mediações e Contradições

Nome: ANDREIA CHIARI LINS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 25/02/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIELLI VEIGA CARNEIRO SONDERMANN Examinador Externo
ERINEU FOERSTE Examinador Interno
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Orientador
MARCELO LIMA Examinador Interno
MARIA CRISTINA DA ROSA FONSECA DA SILVA Examinador Externo

Páginas

Resumo: Esta pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), analisa a produção de
imagens didáticas no curso de Licenciatura em Artes Visuais - EAD, a partir das
categorias de mediação e de contradição. Investiga: quais são categorias
mediadoras emergem no campo da produção de material didático, na modalidade
EAD? Como as particularidades do contexto afetam o processo de produção de
imagens no material didático? O aporte teórico da investigação centra-se no
materialismo histórico-dialético, particularmente nos conceitos de mediação e de
contradição fundamentados em de Marx e Engels (1985, 1996, 1998, 2001, 2008),
Mészáros (2006), Konder (1998), Smolka e Nogueira (2002), Lukács (1979), Vigotski
(2003), Ciavatta (2004). Objetiva conhecer as mediações e as contradições
inerentes ao processo de produção imagética didática, analisando limites e
possibilidades de produção de materiais no curso de Artes-EAD. Realiza coleta de
dados, em contexto de produção imagética, para o curso de Artes-EAD, em sua 2ª
oferta, em as disciplinas do primeiro módulo. Defende a tese de que a imagem
didática tem categorias mediadoras próprias que a modificam no processo de
produção de material educativo, notadamente na mediação didática. Isso permite
estudos sobre contexto produtivo. Os dados analisados foram produzidos durante
um ano de observação, análise documental, entrevistas, discussões e
acompanhamento da produção dos materiais educativos de seis disciplinas do curso
de Artes-EAD. A pesquisa de base qualitativa foi complementada com dados
quantitativos. Nas cinco análises feitas as situações observadas explicitam
mediações e contradições inerentes ao processo. As análises do contexto estudado
mostram contradições do processo, nos quais esses sujeitos estão imbricados em
função das estruturas dadas ao ensino e à aprendizagem. Esses estudos analíticos
evidenciam as mediações dadas nesse processo particular. Evidencia-se como as
condições inerentes, as decisões instanciais e coletivas promovem transformações
na produção de “imagens didáticas”, aferindo-lhes resultados e modos de usos
educativos que não foram idealizados inicialmente, potencializando o processo de
ensino ou gerando contradições. Três dos estudos analíticos foram feitos a partir da
necessidade da Licenciatura em Artes Visuais – EAD de utilizar imagens de obras de
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arte como imagem didática. As pesquisas e análises demonstraram como a obra de
arte e a imagem tornaram-se mercadorias reguladas por seus proprietários e pelas
legislações nacionais em sua diversidade de formas, bem como demonstrou como
as ações processuais dos sujeitos produtores alteram entre a proposta pedagógica
inicial idealizada pelo docente e o resultado do produto gerado. Dentro da mesma
proposta analítica, outros dois estudos sobre as imagens didáticas foram elaborados
a partir de imagens produzidas na UFES por técnicas de animação e de ilustração.
Portanto, nos cinco casos, buscou-se demonstrar como e quais categorias de
análise mediadoras do processo produtivo transformaram a proposta pedagógica
inicial. Os resultados da investigação permitem compreender o que dificulta o acesso
à produção de materiais didáticos imagéticos para a educação geral. A pesquisa
indica a necessidade de mudanças nos modos de produzir o material didático
imagético e na formação de professores da educação a distância.

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