Entre Paisagens Retratos e Naturezas Mortas: Percursos Metodológicos De/com Aby Warburg na Pesquisa Sobre Arte em Contextos da Educação

Nome: FATIMA NADER SIMÕES CERQUEIRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 09/11/2015

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CÉSAR PEREIRA COLA Orientador
HIRAN PINEL Examinador Interno
MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO PEREIRA Examinador Externo
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Examinador Interno
SILVIA MOREIRA TRUGILHO Examinador Externo

Resumo: Esta tese define seu objetivo geral em torno da investigação teórica sobre a análise e a compreensão de práticas artísticas e culturais revistas, a partir da Prancha 55, integrante do Atlas da Memória (Atlas Mnemosyne), de Aby Warburg, enquanto metodologia e ferramenta que estrutura possibilidades de interpretação e de associações significativas entre imagens da arte e da cultura, a fim de inferir que a atitude investigativa e a experimentação do papel de pesquisador formam um conjunto de recursos, instrumentos e procedimentos capazes de contribuir para a formação dos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem sobre arte. A tentativa de compreender os modos operacionais de sua pesquisa iconológica culmina na elaboração de uma Prancha Experimental que duplica três obras advindas da Prancha 55 e associa uma nova sequência de reproduções, com início
nos conceitos apreendidos sobre fórmula de páthos, sintoma e sobrevivência das imagens (desde a Antiguidade até os tempos atuais). Para tal, sem a limitação de uma proposta prescritiva, busca-se a projeção desse saber, articulando os textos de Warburg às investigações de Georges Didi-Huberman sobre seu legado, a fim de interpretar como as imagens regressam, comutam, invertem e/ou convergem sentidos, criando novas narrativas visuais que acontecem entre espaços mitológicos, paisagens ao ar livre, retratos, naturezas mortas e nas cidade atuais. Assim, parte-se do levantamento de hipóteses sobre o pensamento do autor que faleceu antes de reunir, registrar e publicar, precisamente, os motivos pelos quais criou correspondências e transformações temáticas, formais e gestuais entre as obras
associadas no atlas visual.

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