TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA DA UFES: OS USOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Nome: ROBERTA SILVA DE ANDRADE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/06/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GEIDE ROSA COELHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GEIDE ROSA COELHO Orientador
HIRAN PINEL Examinador Interno
ISAURA ALCINA MARTINS NOBRE Examinador Externo
SILVANA VENTORIM Examinador Interno

Resumo: O objetivo principal desse estudo é analisar como a(s) disciplina(s) de TDIC têm permeado os cursos de formação de professores da UFES e ainda, entender os usos que estão imbricados nesse processo de formação inicial. Nesse sentido, conduzimos um estudo exploratório (GIL, 2002) que se desenhou em duas fases: (i) na primeira fase analisamos os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) presenciais de licenciatura da UFES buscando nesses documentos as TDIC como disciplinas obrigatórias. Essa análise inicial nos direcionou para que na segunda fase a investigação fosse realizada com os seguintes cursos: Graduação em Pedagogia – Licenciatura/Goiabeiras, Graduação em Física – Licenciatura/Goiabeiras e do curso de Graduação de licenciatura em Física/CEUNES; (ii) na segunda fase analisamos os discursos dos professores e dos PPCs dos cursos selecionados, para compreendermos os usos das TDIC no processo de formação inicial de professores. Os principais instrumentos de coleta de dados foram: documentos e entrevista semiestruturada. Participaram da entrevista três professores: uma professora que leciona a disciplina Tecnologia de Informação e Comunicação como apoio educacional no curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura/Goiabeiras, um professor que leciona a disciplina Informação, Ciência e Tecnologia no Ensino de Física do curso de Graduação de licenciatura em Física/CEUNES e um professor que leciona a disciplina Informação, Ciência e Tecnologia no Ensino de Física no curso de Graduação em Física – Licenciatura/Goiabeiras. A análise de dados foi conduzida pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003) e constituíram-se como categorias emergentes: (i) O lugar das disciplinas de TDIC nos cursos; (ii) Usos das técnicas; (iii) Usos da tecnologia na formação – relação com os processos de formação do professor formado; (iv) Que rede há nessa formação? Trazemos como nossos principais aportes teóricos Bonilla (2009, 2011), Lévy (2010, 2014) e Kenski (2012e 2013). Os resultados apontam que os usos das TDIC nos cursos de Graduação em Pedagogia – Licenciatura/Goiabeiras e nos cursos de Graduação em Física – Licenciatura dos campi CEUNES e Goiabeiras, se perfazem através de uma dinâmica baseada nos usos das técnicas, que não necessariamente se constituem como técnica pura, mas que são permeadas por processos mais amplos, dentre os quais consideramos a formação do professor formador, suas
identidades e profissionalidade. Dessa forma, a partir de uma dinâmica de rede que envolve para além da interconexão de computadores, ou outros dispositivos, um processo dialógico de se entender que as escolas, âmbito de atuação dos futuros professores, ainda é marcada pelo processo de insuficiência de acesso à internet. E ainda, que esse processo dialógico poderia ser mais enriquecido se essas disciplinas não ocupassem somente os últimos períodos dos cursos de licenciatura, o que de certa maneira traz implicações para o desenvolvimento de ações que não são processuais e contínuas.

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