Risos, charges e ação: o humor e o deboche na didatização da História

Resumo: O riso e o humor estão presentes no ensino da História no Brasil e permeiam tanto livros didáticos, quanto os filmes, séries televisivas, revistas de difusão científica, bem como outros processos de didatização da História. Narrativas, linguagens e escritas se interrelacionam no processo de produção, consolidação e apropriação de representações. A partir desse pressuposto, nossa pesquisa objetiva traçar a trajetória dessa prática cultural ao longo do século XX, contextualizando-a historicamente, e refletir sobre suas implicações na construção de paradigmas identitários e sentimentos de pertença. Fundamenta-se no projeto "“RISOS, CHARGES E DEBOCHES: humor e intelectuais no processo de didatização da História do Brasil (1900 - 1920)” que tem como objetivo investigar as representações humorísticas do ensino de História e compreender de que forma o humor presente no livro “História do Brasil pelo Método Confuso” (1920), de Mendes Fradique, ao apresentar um deboche dos livros didáticos de História do Brasil produzidos no período (em sua estrutura e conteúdo), representa humoristicamente o mundo intelectual de então e sua influência no ensino de História, abrangendo aspectos da realidade brasileira que eram silenciados no processo de didatização da História. A ampliação do projeto inicial neste agora apresentado permitirá compreender a formação do senso comum que associa a aprendizagem significativa da História ao prazer e ao riso.

Data de início: 01/08/2008
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador JUÇARA LUZIA LEITE
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