Tornar-se Professor de Educação Física na Mediação do Estágio Supervisionado

Resumo: O projeto de pesquisa objetiva analisar a produção acadêmica sobre a temática Estágio Supervisionado e formação de professores expressa nos Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino (ENDIPEs) no período de 2000 a 2010. Argumenta que a compreensão do conhecimento produzido neste evento legitima os pressupostos e os argumentos acerca da formação de professores, em especial, a questão dos Estágios Supervisionados. Parte da premissa de que esses eventos refletem e promovem o debate sobre a temática em questão, o que cabe penetrar no seu interior e apreender e sistematizar conceitos, argumentos, hipóteses e implicações por meio dos quais se constitui a relação entre formação do professor, identidade docente e prática pedagógica pela mediação dos Estágios Supervisionados. Pretende-se sistematizar e dar visibilidade ao que temos produzido no Brasil acerca do assunto e nos inserirmos na perspectiva de “consumir nossos produtos” e atribuir “utilidade” nos seus diferentes usos nos espaços e tempos da nossa formação docente. Implica problematizar o Estágio Supervisionado na formação docente e sua relação com a formação de professores de Educação Física.

Data de início: 01/08/2009
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador SILVANA VENTORIM
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910