Potência das redes de conversações e ações complexas na produção do currículo praticado no cotidiano escolar e as políticas curriculares em ação

Resumo: Constitui-se como problemática central do projeto: examinar a potência das redes de conversações e ações complexas na produção do currículo no cotidiano escolar em sua relação com as políticas curriculares concebidas e praticadas pelo Sistema Municipal de Educação de Vitória/ES, em sua articulação com a definição das políticas curriculares nacionais. Objetiva, assim, compreender os processos curriculares desenvolvidos nos cotidianos de escolas, nas redes de conhecimentos e significados que seus praticantes, em suas conversações e ações, formam com os outros tantos cotidianos que os atravessam em zonas interpenetradas, dentre as quais as políticas curriculares oficiais e/ou documentadas. O grupo/sujeito da pesquisa será formado por alunos/alunas, professores/professoras, enfim, pelos atores sociais que integram o cotidiano de uma escola de ensino fundamental, situada na periferia do Sistema Municipal de Ensino de Vitória/ES, assim como por educadores que integram a equipe pedagógica responsável pela política curricular municipal. O enfoque metodológico da pesquisa será voltado para os “múltiplos contextos cotidianos” e para a formação de “comunidades compartilhadas” em que vivenciamos as práticas discursivas político-pedagógicas, envolvendo pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa documental enfocará o levantamento e análise de fontes documentais produzidas pelos professores e outros atores escolares, assim como os produzidos no âmbito da SEME e do MEC. A pesquisa de campo se dará na intercessão entre procedimentos dos estudos com o cotidiano e pesquisa cartográfica, buscando uma aproximação da “materialidade” constitutiva das relações entre os documentos/concepções e a vivência da lógica das redes de conhecimentos, linguagens, afetos/afecções que se enredam no cotidiano escolar, reconhecendo e defendendo a natureza eminentemente micropolítica e conversacional do trabalho em educação em seus efeitos sobre a produção do currículo escolar.

Data de início: 10/03/2010
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado SANDRA MARIA MACHADO
Aluno Doutorado ROGER VITAL FRANÇA DE ANDRADE
Aluno Doutorado LARISSA FERREIRA RODRIGUES GOMES
Aluno Doutorado ADELAR JOÃO PIZETTA
Aluno Doutorado RICARDO FIGUEIREDO

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