Políticas de Educação Especial no Espírito Santo: questões atravessadoras na relação instituição especial e escola comum.

Resumo: Trata-se de um estudo que propõe uma ação coletiva de meta-análise crítica com responsáveis pela gestão pública da modalidade de Educação Especial no Estado do Espírito Santo e com as instituições especializadas, objetivando possibilidade de adensar o diálogo teórico-prático, pela via da pesquisa-ação colaborativo-crítica, visando à formação desses mesmos gestores.
A proposta tem por objetivo colocar em análise o corpus de conhecimento produzido por estudo recentemente concluído sobre as políticas de Educação Especial no Espírito Santo, bem como tomar tais conhecimentos como elementos disparadores de políticas públicas por parte do Poder Executivo, a partir da responsabilidade de análise das pesquisas produzidas na academia. Toma-se a perspectiva da pesquisa-ação colaborativo-crítica e duas ferramentas possíveis: os grupos focais e a pesquisa-ação-formação, no objeto 2, e a pesquisa etnográfica, no objeto 1, instituindo a reflexão crítica e coletiva dos profissionais que atuam na modalidade de Educação Especial.

Data de início: 01/01/2011
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador DENISE MEYRELLES DE JESUS
Pesquisador EDSON PANTALEÃO ALVES
Pesquisador MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA
Pesquisador REGINALDO CÉLIO SOBRINHO
Pesquisador MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO SILVA DE SÁ
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910