A prática educativa para as crianças de 0 a 3 anos em pesquisas produzidas no período de 1996 a 2009

Resumo: Nas últimas décadas, pode-se constatar um aumento significativo de pesquisas que enfocam temas referentes à infância, à criança e à educação infantil. Esse fato se deve, em grande parte, devido ao que determina a Constituição Federal de 1988 a respeito das responsabilidades do Estado no atendimento à demanda educacional de crianças de 0 a 5 anos, à elaboração de uma Política Nacional de Educação Infantil em 1994 e ao estabelecimento da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica (Lei 9.394/96). Os desafios oriundos da organização de uma nova etapa educacional em termos políticos e organizacionais, por um lado, e da configuração de um conjunto de princípios que subsidiem a elaboração e implementação de propostas educativas para a educação infantil, por outro, têm demandado não somente mobilização de diversos setores da sociedade de forma a possibilitar que a definição dos rumos da educação infantil brasileira contemple os anseios de ampla maioria da população, mas, também, um acúmulo de discussão, no plano teórico, que crie condições para um processo permanente de reflexão, de crítica e de reorientações de projetos instituídos, quando se fizer necessário. Tais considerações levam à discussão sobre as formas de atendimento consideradas apropriadas às crianças de 0 a 5 anos em instituições educativas, sobre as práticas educativas que efetivamente contribuam para o desenvolvimento integral das crianças pequenas. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção acadêmica de programas de pós-graduação, configuradas em teses e dissertações produzidas no período de 1996-2009, cujo enfoque oriente-se para a educação de crianças de 0 a 3 anos. A investigação ocorrerá por meio da pesquisa bibliográfica, que implicará no levantamento e análise da produção dos programas de pós-graduação em educação, configurada em teses e dissertações, no período de 1996-2009 com enfoque na educação infantil e mais particularmente no atendimento à criança de 0 a 3 anos.

Data de início: 09/09/2010
Prazo (meses): 24

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