A concepção de ciência, natureza e tecnologia: uma análise crítica dos artigos de periódicos acadêmicos, revistas comerciais, filmes de ficção científica e dos alunos dos cursos de ciências naturais (biologia, física e química) da UFES

Resumo: O problema da pesquisa trata da concepção de natureza, ciência e tecnologia presente em artigos, filmes, e no imaginário acadêmico-universitário. Os suportes, nos quais esses conceitos serão observados e criticamente analisados serão: artigos acadêmicos e não acadêmicos publicados em dois periódicos científicos (Revista Educação & Ciência e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências), duas revistas comerciais (Superinteressante e Revista Scientific American Brasil); dez filmes de ficção científica e alunos (1º, 5º e 8º períodos) dos cursos ciências naturais da UFES. Quatro hipóteses fundam a reflexão: (H1) a concepção de natureza, ciência e tecnologia presente em trabalhos publicados em periódicos acadêmico-científicos, tende a se diferenciar, em termos de criticidade, daquela concepção que é veiculada por revistas comerciais de divulgação científica; (H2) as revistas de apelo comercial, que tematizam a ciência e que abordam questões relacionadas à natureza e à tecnologia, tendem a romantizar e fetichizar a ciência e a função social do cientista. H2 se repete em (H3), com relação aos filmes do gênero ficção científica; (H4), os sujeitos (alunos do 1º e 5º períodos) tendem a apresentar concepções de ciência, natureza e tecnologia bem próximas daquelas divulgadas nas revistas comerciais de apelo comercial e, também, nos filmes, portanto, distante da concepção dos alunos do 8º período.

Data de início: 2012-06-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Robson Loureiro
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910