ESPAÇOS E SERVIÇOS DE APOIO À ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ESPÍRITO SANTO: UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA FIGURACIONAL

Resumo: Nos últimos anos, os estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa “formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar”, têm destacado que a “entrada” das pessoas com deficiência no espaço escolar evidencia dilemas e desafios vividos historicamente no ensino comum. Tais estudos nos instigaram a observar como os entrelaçamentos das noções de deficiência, infância e de Estado se expressam na elaboração e na implemementação das políticas de garantia de espaços e de serviços de apoio à escolarização das pessoas com deficiência. Alguns questionamentos nos orientam nessa investigação: A administração pública vem garantindo espaços e serviços qualificados às demandas dos alunos com deficiência? Os familiares têm sido incluídos nessas políticas? De que maneira? Como se desenham as inter-relações dos familiares com os profissionais que atuam nesses espaços e nesses serviços? Que tensões emergem nessas inter-relações? Na tentativa de aprofundar questões relativas a esse debate pretendemos realizar o estudo assumindo uma perspectiva teórico-metodológica ancorada nos pressupostos da Sociologia Figuracional desenvolvidos por Norbert Elias, com o propósito de analisar as políticas de garantia de espaços e serviços de apoio à escolarização de estudantes com deficiência desenvolvidas pela administração pública estadual do Espírito Santo. O estudo envolverá profissionais integrantes do setor de educação especial da Superintendência Regional de Educação; professores(as) e integrantes da equipe de gestão escolar do ensino comum de escolas públicas que contam com a matrícula de alunos com deficiência; professores especialistas com experiência no trabalho junto aos alunos com deficiência matriculados em escolas comuns; e familiares de estudantes com deficiência matriculados no ensino comum. Na coleta dos dados utilizaremos a dinâmica de grupos focais, entrevistas semiestruturadas e estudo de documentos oficiais e de registros escolares.

Data de início: 18/02/2013
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador REGINALDO CÉLIO SOBRINHO
Transparência Pública
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