Inclusão: Professores capixabas e processos de subjetivação docente

Resumo: Este projeto de pesquisa é o desdobramento do projeto proposto e coordenado pela professora doutora Maura Corcini Lopes que objetiva aprofundar as discussões acerca da temática da inclusão escolar e social mais especificamente sobre os processos de subjetivação docente. Focalizando em como os professores se convertem às verdades que constituem a inclusão, entendendo essa como necessidade imperativa do Estado. Portanto, esta pesquisa se constitui junto a outras instituições de outros Estados a partir do interesse em conhecer os processos de subjetivação docente que ultrapassam aqueles constituídos nos cursos de formação de professores e por isso propõe investigar os desdobramentos das políticas públicas de inclusão na sociedade brasileira e seus efeitos nos processos de subjetivação dos docentes das escolas públicas brasileiras. No caso dessa pesquisa, vamos discutir os efeitos desses desdobramentos na subjetivação dos professores no Estado do Espírito Santo. A pesquisa em andamento já prevê as capitais, Vitória entre elas. Este desdobramento engloba professores do sul e do norte do Estado. Para tanto, empreenderemos uma análise arquegenealógica utilizando as ferramentas metodológicas da governamentalidade, normação, normalização e subjetivação na análise de dois grupos de materiais: o primeiro são as políticas de inclusão voltadas para educação inclusiva produzidas no Brasil durante as duas últimas décadas e no Espírito Santo, revendo documentos, movimentos e produções já realizadas. O segundo material é constituído pelas narrativas de docentes responsáveis em materializar essas políticas junto aos sujeitos historicamente marcados negativamente. Para análise, partir-se-á da perspectiva da inclusão como imperativo mobilizado pela escola e esta entendida como maquinaria moderna de objetivação e subjetivação dos indivíduos. E como meta, produzir dados capazes de subsidiarem novas políticas de inclusão e formação de professores.

Data de início: 01/10/2012
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA-MACHADO
Pesquisador ALINE DE MENEZES BREGONCI
Pesquisador KELI SIMÕES XAVIER SILVA
Pesquisador KEILA CARDOSO TEIXEIRA
Transparência Pública
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