Propostas pedagógicas para a educação infantil: um estudo sobre orientações curriculares sistematizadas por secretarias de educação de municípios brasileiros

Resumo: O interesse em investigar questões referentes às propostas pedagógicas ou curriculares para a educação infantil e o contato inicial com a produção acadêmico-científica sobre o tema leva-nos a alguns questionamentos: como municípios considerados de grande porte têm se organização para atender à demanda de educação infantil? Como têm interpretado as determinações oficiais no que se refere às orientações curriculares fornecidas pelo Mec e lidado com o desafio de construir propostas pedagógicas para a Educação Iinfantil? Há distinções significativas entre o que propõem para a creche e a pré-escola? Quais referenciais teóricos têm subsidiado a elaboração dessas propostas? De que maneira os princípios selecionados se articulam com a definição de experiências, saberes e conhecimentos que compõem a proposta curricular? A partir desses questionamentos, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a forma como secretarias de educação de capitais do país articulam, em suas propostas pedagógicas e /ou curriculares, as orientações curriculares para a creche e a pré-escola estabelecidas pelo MEC, os conhecimentos produzidos na área educacional e as demandas locais, colocadas pela educação infantil. Para subsidiar a reflexão, o estudo parte da política educacional implementada para a educação infantil e busca situá-la no contexto histórico, político e econômico mais amplo da globalização. A metodologia selecionada para a realização da pesquisa é a análise documental, que incidirá sobre propostas pedagógicas ou outros tipos de orientações curriculares para as unidades de educação infantil dos municípios selecionados.

Data de início: 02/01/2013
Prazo (meses): 24

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910