Impressos, intelectuais e circulações internacionais: espaços da educação em tempos de guerra e paz

Resumo: Trata-se de pesquisa do Grupo Ensino de História e, dessa forma, abriga subprojetos que se encontram no objetivo de compreender as formas de apropriação que intelectuais brasileiros fizeram de ideias estrangeiras, criando outras representações de escola e educação e estabelecendo protocolos para a veiculação dessas representações em impressos de função, intenção e/ou ação pedagógica. O contexto privilegiado (mas não restrito) é a primeira metade do século XX, marcado por duas grandes guerras, quando cresceu a preocupação intelectual com o envolvimento da educação nas concepções de progresso e sobrevivência. Com a 1ª. Guerra, a questão acerca da influência da escolarização nas relações entre povos e nações passou a ser o centro das discussões e debates internacionais. Esse debate passou a difundir através de diferentes meios que se tornaram espaços privilegiados de disputas por representações. A proposta aqui é espaços de expressão intelectual como espaços de relações de poder nas disputas por representações empreendidas por diferentes sujeitos, mas, sobretudo, intelectuais, médicos e professores no âmbito da História da Educação no Brasil a partir da consolidação da República. A pesquisa proposta se insere na interface História e Educação considerando as confluências História Cultural com a História Política e se fundamenta nas obras de R. Chartier, R. Koselleck, R. Rémond, A. Prost, e J-F Sirinelli; mas considera também as pesquisas produzidas nessa confluência como M. H. Câmara Bastos, M.T. Santos Cunha, A. C. Mignot, M. Stephanou, R. Soihet, T. Bessone, L. Paschoal Guimarães, dentre outras. Destaca-se a necessária contemplação de estudos relativos à história da historiografia, às temporalidades e gerações, ao papel de impressos na cultura escolar, e de pesquisas que relacionam memória, história e escrita de si.

Data de início: 22/04/2013
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado MARGARETE FARIAS DE MORAES
Aluno Doutorado MARIA ADALGISA PEREIRA PINHEIRO
Aluno Doutorado KARLA VERUSKA AZEVEDO
Coordenador JUÇARA LUZIA LEITE
Transparência Pública
Acesso à informação

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