A Mediação com tecnologias na construção de identidade e inclusão social em escolas da periferia urbana e campesinas

Resumo: A pesquisa parte da pergunta: quais tecnologias estão disponíveis e que uso se faz dessas em escola do campo e em escola de periferia urbana de Cariacica? Buscará, em estudos de caso, responder à pergunta: Como as tecnologias participam na/da construção identiárias de crianças da periferia urbana e em contexto campesino ?
A Introdução crescente de Novas tecnologias em processos de formação humana implica também mudanças radicais em nossa forma de comunicação, nos processos de percepção e na relação dos sujeitos com o meio. Percebemos que as novas gerações dominam cada dia mais cedo o uso de equipamentos, entre eles os computadores. Contudo, o acesso às novas tecnologias não é universalizado, seja na disponibilização dos equipamentos , no domínio dos processos de produção, distribuição e recepção ou na compreensão dos fatores sócio-econômicos implicados na utilização das tecnologias em nossa sociedade.
O Governo brasileiro busca ampliar o acesso às redes de comunicação digital e apresenta crescente oferta de laboratórios de computadores nas escolas, contudo esta oferta está longe de representar efetiva democratização deste serviço. Neste sentido, a pesquisa volta-se à investigação desse tema em contexto campesino e de periferia urbana. Busca, no conceito das mediações (Lukács, Vigotski) identificar os processo sociais implicados na inclusão digital em contexto distintos.Abordará dois contextos educativos particulares, a saber: uma escola da periferia urbana de Cariacica e uma escola em contexto campesino.
Participarão da pesquisa criança da periferia urbana de Cariacica e crianças/estudantes da escola Maria Julita“, localizada no Assentamento Vale da Esperança, conhecido ainda como Assentamento Tomazini.„Maria Julita“ é a escola do assentamento, com aproximadamente 90 crianças. Crianças de 4 a 12 anos de idade, frequentam a escola em classe multisseriadas.

Data de início: 01/11/2013
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ERINEU FOERSTE
Coordenador GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910