POLÍTICAS DE ACESSO E DE PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO COMUM: UM ESTUDO COMPARADO DE SISTEMAS EDUCATIVOS BRASILEIROS E MEXICANOS

Resumo: Trata-se de um estudo comparado internacional sobre as realidades educacionais de municípios brasileiros e mexicanos. Justifica-se pela possibilidade de interlocução e de cooperação técnico-científica entre duas Secretarias de estado da Educação, bem como entre as Universidades de Veracruzana/MX e Universidade Federal do Espírito/BRA. Dois grupos de pesquisadores, um brasileiro e um mexicano, utilizarão instrumentos e procedimentos de investigação comuns na coleta e na sistematização de dados objetivando analisar a processualidade das políticas de acesso e de permanência de pessoas com deficiência no ensino comum em três municípios brasileiros (Vitória/ES; Vila Velha/ES e São Mateus/ES) e em um município mexicano (Xalapa/VC). Busca, assim, contribuir no avanço do estado da arte no campo da Educação Especial, sistematizando reflexões sobre a força histórica que mobiliza as políticas adotadas pela administração pública no fluxo das tensões que narram a concretização do direito das pessoas com deficiência à educação escolar. Assume, portanto, os pressupostos da Sociologia Figuracional, conforme elaborada por Norbert Elias.

Na realização deste estudo, optamos pela metodologia de pesquisa do tipo etnográfico. Articulado a essa perspectiva teórico-metodológica, utilizaremos questionários, a dinâmica dos grupos focais e a análise documental. Constituirão sujeitos dessa pesquisa: pais/familiares de estudantes deficiência matriculados no ensino comum nos quatro municípios focalizados e profissionais que atuam no campo da Educação Especial, seja em equipes de gestão da administração pública municipal, seja na gestão escolar ou, ainda, em escolas públicas municipais que contam com a matrícula de pessoas com deficiência.

Data de início: 02/12/2013
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado ISABEL MATOS NUNES
Aluno Doutorado SUMIKA SOARES DE FREITAS HERNANDEZ-PILOTO
Aluno Doutorado DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO
Aluno Doutorado SONIA APARECIDA ALVARENGA VIEIRA
Aluno Mestrado RUY ANTONIO WANDERLEY RODRIGUES DE MIRANDA

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910