Literatura, História e Educação - estudo das relações entre livros, leitura, leitores e literatura (parte 1)

Resumo: Estudos bibliográfico-documentais e, eventualmente, de campo, a partir de perspectivas sócio-históricas e histórico-culturais, das relações entre livros, leitura, leitores e literatura, nos séculos XX e XXI, quer atravessem ou não as práticas em educação formal. São levados em conta, no delineamento e desenvolvimento do projeto, trabalhos de autores como Alessandra El Far, Aníbal Bragança, Carlo Ginzburg, Cyana Leahy, Daniel Roche, Don MacKenzie, Henri-Jean Martin, Isabelle Olivero, Jean Yves Mollier, Lawrence Hallewell, Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves, Lucien Febvre, Márcia Abreu, Márcia Cabral da Silva, Maria Beatriz Nizza da Silva, Maria do Rosário Mortatti, Marisa Lajolo, Michel de Certeau, Norbert Elias, Paul Ricoeur, Pierre Bourdieu, Regina Zilberman, Robert Darnton, Roger Chartier, Sandra Vasconcellos, Sheila Hue, Tânia Bessone etc. Abordam-se questões como: a) O que é o livro, a leitura e a literatura em diferentes épocas e para diferentes sujeitos leitores?; b) Como e por que há uma presença desigual do livro e das práticas e representações da leitura (literária ou não) nos diferentes contextos?; c) Quem lê, quem escreve, quem publica - e para quem, como e por que lê, escreve e publica - nos diferentes contextos estudados?; d) Onde encontrar editores, escritores e leitores e como confirmar suas práticas?; e) Como, historicamente, se estudaram as relações entre livros, leitores, leituras e literatura e como podemos, no presente, dialogar com essa tradição?. Trata-se de um longo projeto, que abarca interesses de múltiplos pesquisadores, em suas atuações específicas.

Data de início: 01/08/2014
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910