Práticas políticas, educação e ensino da leitura e da escrita no Espírito Santo no século XIX

Resumo: Este projeto tem como propósito dar continuidade a investigação de práticas políticas voltadas para a escolarização no Espírito Santo no período imperial, a fim de compreender jogos políticos e relações estabelecidas entre diferentes atores sociais para a implementação de modelos educacionais voltados para ensinar a leitura e a escrita para a população capixaba e, assim, formar o novo cidadão em constituição. Para isso toma diferentes fontes documentais como Legislações (leis, decretos, regulamentos da instrução pública), correspondências oficiais (comunicados, cartas, solicitações, pedidos), relatórios de presidentes de província, atas de reuniões da assembleia provincial, imprensa periódica (jornais da época). Vem sendo privilegiados princípios norteadores da corrente historiográfica denominada Nova História que amplia o conceito de fontes, problematiza os objetos de investigação histórica, realiza a reivindicação do individual, do subjetivo, do simbólico como dimensões necessárias e legítimas da análise histórica; e, também, critica a noção de tempo e fato histórico, propondo uma história problematizadora, onde o presente seja compreendido pelo passado e a compreensão deste surja das necessidades do presente.

Data de início: 19/05/2014
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado ROSALINA TELLIS GONÇALVES
Aluno Mestrado POLYANNA SILVA GORONCI
Aluno Mestrado SELMA LUCIA DE ASSIS PEREIRA
Coordenador CLEONARA MARIA SCHWARTZ
Transparência Pública
Acesso à informação

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