Narrativas (auto)biográficas e reflexividade: contributos para a formação inicial e continuada de professores

Resumo: Segundo André et. al.(1999), a dimensão subjetiva, colocando o profissional professor no centro do processo de sua formação, pode ser contemplada em um modelo que vem conquistando espaço na literatura especializada a partir da década de 1990 e sinalizam que esse modelo é pautado na relação ação-reflexão-ação em busca da articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente. Historicamente, a formação de um profissional prático-reflexivo tem como marco inicial as contribuições de Dewey (1889-1952), que foi um filósofo, psicólogo e educador norte-americano que influenciou, de forma determinante, o pensamento pedagógico contemporâneo e ganhou grande destaque com Donald Schon (1930-1997) e seus trabalhos sobre a prática profissional e a reflexão na ação. Antonio Nóvoa é outro autor a assumir a epistemologia da prática na formação docente e, segundo ele, o paradigma do professor reflexivo, ou seja, o professor que reflete sobre sua própria prática, que pensa, que elabora em cima da prática e complementa dizendo que as abordagens autobiográficas, o desenvolvimento de competências “dramáticas” e relacionais ou o estímulo a uma atitude de investigação deveriam fazer parte de uma concepção abrangente de formação de professores (NÓVOA, 1999, 2002). Segundo a epistemologia da prática não ocorre à supremacia dos conhecimentos práticos em detrimento aos conhecimentos teóricos, mas sim de uma integração entre a teoria e a prática para a formação de um profissional autônomo, que reflete, toma decisões e dirige ações durante a sua ação pedagógica, a qual é entendida como um fenômeno complexo e carregado de incertezas (NÓVOA, 2002). A prática então se torna um campo de criação e reflexão, em que novos conhecimentos são constantemente gerados e modificados. Por isso, nesse projeto de pesquisa buscamos evidências de como a atitude reflexiva de licenciandos e professores da educação básica sobre suas experiências de formação e sobre o cotidiano escolar contribuem para a profissionalização e para o desenvolvimento das suas profissionalidades docentes entendidas como “aquele conjunto de atributos, socialmente construídos, que permitem distinguir uma profissão de outros muitos tipos de atividades, igualmente relevantes e valiosas” (ROLDÃO, 2005). Buscaremos indícios de profissionalização e de desenvolvimento da profissionalidade docente através das narrativas autobiográficas de licenciandos e professores que atuam na educação básica no Espírito Santo sobre o cotidiano escolar e sobre suas diferentes experiências formativas. Traremos como pressupostos teóricos os estudos sobre a formação/profissionalização docente, principalmente as contribuições de Nóvoa, o conceito de experiência de Larrosa e a perspectiva de Souza sobre narrativas entendida como instrumento de (auto)formação, de pesquisa e intervenção no contexto educacional.

Data de início: 20/06/2014
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado DANIELY BÁRBARA BOLLIS RABELO
Aluno Mestrado JONATHAN PIRES JANJACOMO
Aluno Mestrado JAQUELINE OLIOZI
Aluno Mestrado SANDRA MARIA GUISSO
Coordenador GEIDE ROSA COELHO
Transparência Pública
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