A POLÍTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL NOS ANOS 2000

Resumo: Objetiva investigar a política de ensino da língua portuguesa implementada, no Brasil, a partir dos compromissos firmados no Fórum Mundial sobre Educação, que ocorreu em Dakar, Senegal, em 2000, organizado pela UNESCO. Para isso, localizará, reunirá, organizará e catalogará, inicialmente, um amplo conjunto de fontes documentais que possam subsidiar análises e investigações atuais e futuras sobre ações, programas, medidas adotadas para a melhoria do ensinoaprendizagem da língua portuguesa em seus diferentes aspectos, tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio. A investigação adotará a abordagem qualitativa e assumirá os delineamentos da pesquisa documental, ancorando-se teoricamente nas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Perspectiva Bakhtiniana de Linguagem, em especial nos conceitos de dialogismo e vozes, formulados por Bakhtin. Pretende-se com o estudo criar condições para ampliar a compreensão de formas e modos de se ensinar a língua portuguesa no Brasil, motivados pelos (re)direcionamentos na política educacional a partir de orientações dos Organismos Internacionais.

Data de início: 01/03/2017
Prazo (meses): 36

Participantes:

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Coordenador CLEONARA MARIA SCHWARTZ
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