EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: POLÍTICAS E PRÁTICAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Resumo: Este projeto tem como objetivo principal conhecer as condições de implementação das políticas de Educação Bilíngue para Surdos na perspectiva da política nacional de inclusão nas diferentes regiões administrativas no Estado do Espírito Santo a fim de responder sobre quais são as condições de escolarização dos estudantes surdos na implementação de uma política de educação bilíngue e as diferentes práticas pedagógicas promovidas na educação básica em escolas públicas estaduais e municipais no Estado do Espírito Santo? Para tanto, precisa-se identificar as políticas e legislações vigentes da concepção de educação bilíngue e as diretrizes curriculares para a inclusão dos alunos surdos nas dez (10) microrregiões administrativas capixabas a fim de mapear as práticas e as políticas ditas bilíngues empreendidas. Uma das metas é mapear a realidade educacional dos alunos surdos matriculados na educação básica e em qualquer modalidade de ensino no Estado do Espírito Santo. E com esse mapeamento, produzir dados quantitativos e qualitativos possíveis para novas pesquisas e parcerias de formação docente.

Data de início: 01/11/2017
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem crescente Nome
Vice-Coordenador KEILA CARDOSO TEIXEIRA
Pesquisador LEONARDO LÚCIO VIEIRA MACHADO
Pesquisador EULUZE RODRIGUES DA COSTA JÚNIOR
Pesquisador ALINE DE MENEZES BREGONCI
Coordenador LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA-MACHADO

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