A educação infantil na formação inicial em Pedagogia: enunciados discentes

Resumo: A pesquisa se articula ao acompanhamento da implementação das Novas Diretrizes para o Curso de Pedagogia da UFES, focalizando a formação de educadores para a educação infantil, como uma das dimensões que perpassa o curso (Cf. Resolução CNE/CP nº. 2/2015). No diálogo entre a formação inicial e o campo da educação infantil, a pesquisa tem como propósito investigar como os graduandos enunciam, ao longo do processo formativo, a perspectiva de atuar na educação infantil, no bojo da observação das transformações conceituais relativas à infância, da implementação da base legal para a formação de professores, do encaminhamento das políticas de provimento de profissionais presentes no campo de atuação e dos desafios implicados com o fortalecimento da educação infantil no contexto social. Com isso, ressaltamos que a pesquisa está pautada na valorização do processo dialógico, buscando a interação com diferentes sujeitos como possibilidade de conectar sentidos circulantes sobre a temática em foco. Nesse propósito, com referencial teórico-metodológico bakhtiniano, a pesquisa qualitativa de caráter exploratório, abarca procedimentos de análise documental (de ordenamentos da legislação nacional sobre a formação inicial de professores no curso de Pedagogia), de levantamento da literatura produzida no tema (elegendo produções acadêmicas apresentadas por meio de artigos em periódicos brasileiros) e de produção de dados junto aos estudantes do curso de Pedagogia (tendo como instrumentos a aplicação de questionários e a produção de narrativas). Desse modo, a pesquisa focaliza uma temática – a saber a configuração da perspectiva de atuar na educação infantil durante a formação inicial – e, nessa focalização, reconhece também a necessidade de articulação com o campo de atuação docente, com atenção à formação continuada, como perspectiva de garantia do direito à formação dos docentes, requisito importante na qualificação do trabalho educativo na Educação Infantil.

Data de início: 2018-07-02
Prazo (meses): 36

Participantes:

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Coordenador Valdete Côco
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