Currículo, cotidiano escolar e clichê

Resumo: Esta pesquisa tem como principal interesse problematizar (REVEL, 2004) os clichês (DELEUZE, 2000, 2006, 2007a, 2007b, 2009); (DELEUZE; GUATTARI, 2001, 2008a; 2008b) que surgem na realização dos currículos (FERRAÇO, 2008a) nos cotidianos de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Vitória, ES, envolvendo as narrativasimagens (ALVES, 2001) de educadores e estudantes, objetivando, com esses sujeitos praticantes (CERTEAU, 1994), afirmar a potência das dimensões etico-estetico-políticas de suas práticas curriculares como possibilidade de problematizar os referidos clichês. Nesse sentido, também nesta proposta de pesquisa trabalharemos com as noções de multiplicidade (DELEUZE E GUATTARI, 1996), diferença e negociação (BHABHA, 1998) como intensidades conceituais na invenção (CERTEAU, 1944) de possibilidades de ampliação dos currículos em redes tecidos nos cotidianos das escolas. Trata-se da proposta de continuação de nossa pesquisa anterior referente à bolsa de Produtividade de Pesquisa 2, com término previsto para fevereiro de 2015. Se, na pesquisa que se encerra, nossa intenção primordial foi tentar entender as principais características dos currículos realizados nos cotidianos das escolas em suas relações com as noções de cultura que eram negociadas na tessitura desses currículos, agora, nosso interesse se volta para um aspecto de extrema importância dessa tessitura, a saber, a produção de clichês que, em muitos momentos de realização dos currículos nos cotidianos escolares, fixam sentidos e impedem a sua potência de criatividade. De certo modo, essa discussão foi iniciada em nossa pesquisa anterior na medida em que, ao desenvolvermos, no referido projeto, nossas análises em termos de como as noções de cultura eram negociadas pelos sujeitos praticantes das escolas, o uso de clichês por eles como tentativa de "resolver" os impasses e tensões era frequente. Ou seja, havia e há nos cotidianos escolares uma relação muito presente entre a fabricação de clichês e as noções de cultura negociadas na realização dos currículos.

Data de início: 01/03/2015
Prazo (meses): 36

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