O Método Fenomenológico de Pesquisa e o Professor do Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades / Superdotação: Desvelando Vivências a Partir de uma Formação Continuada

Nome: MARIA AMÉLIA BARCELLOS FRAGA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 16/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VITOR GOMES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA Examinador Interno
SILVIA MOREIRA TRUGILHO Examinador Externo
VITOR GOMES Orientador

Resumo: Trata-se de estudo para desvelar Versões de Sentido (VS) acerca das falas dos professores especializados em Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), a partir do conhecimento do método fenomenológico de pesquisa aplicado a sua área de atuação. Apresenta aspectos histórico-constitutivos da política de atendimento em AH/SD tomando por base a evolução das normativas nacionais da Educação Especial do início do século XX até os dias atuais. Teoricamente, referencia-se em Holanda (2003), Forghieri (2004), Amatuzzi (2010), Gomes (2012), Virgolim (2007), Renzulli (2014) e outros. Em termos metodológicos, trata-se de pesquisa fenomenológica eidética, cujo intuito é a elucidação do vivido. Considera que a Fenomenologia não é a ciência das verdades eternas e concebe o homem como um ser inacabado, com limitações, aberto a possibilidades e escolhas, em um contínuo devir. Entende a Fenomenologia como um método compreensivo. Utiliza como instrumentos: Observação, Diário de campo e Versões de Sentido. Toma como referência a experiência fenomenológica do vivido, dentro de espaço/tempo/histórico, constituído por formação continuada. Delimita como universo pesquisado uma rede municipal de ensino e como sujeitos os professores especializados da área de AH/SD. Os resultados e discussões evidenciaram que concepções humanistas, como a Fenomenologia, apresentaram contribuições metodológicas significativas para aguçar a percepção dos sujeitos pesquisados, a fim de desvelar as potencialidades/habilidades dos educandos encaminhados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), favorecendo sua compreensão, enriquecimento e bem estar. Possibilitou-lhes ampliar o olhar para além de lógicas psicométricas ou instrumentalizadoras, que, de certo modo, serviram para produção de estereótipos sobre a pessoa com AH/SD. Nas conclusões, indica a necessidade de compreensão dos educandos em seus aspectos multidimensionais envolvendo, tanto o biológico, o psicológico, o emocional e o sócio-histórico, quanto em seus aspectos essenciais/existenciais, numa demonstração de que é necessário entendê-los qualitativamente como indivíduos, em suas particularidades, numa atitude aberta à inclusão. Apresenta como produto videoaulas sobre o tema pesquisado, na perspectiva fenomenológica.

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