Formação Permanente Freireana: Análise de um Programa de Formação de Educadoras/es de Escolas do Campo e Contribuições para a Reinvenção

Nome: ELSON AUGUSTO DO NACIMENTO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 18/09/2019

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE SAUL Examinador Externo
DEBORA MONTEIRO DO AMARAL Examinador Interno
VALTER MARTINS GIOVEDI Orientador

Resumo: Analisa-se a construção e o desenvolvimento de um processo de formação
permanente de educadoras/es de escolas do campo na perspectiva freireana, tendo
em vista o desvelamento e a apresentação de contribuições críticas, de obstáculos e
de possibilidades para a reinvenção da prática de formação, a partir da colaboração
dos/das professores/as-formadores/as e dos/as participantes de um grupo em
formação. Como referencial, utilizam-se os pensamentos de Freire e, como aportes
teóricos, autores que se colocam em defesa da formação docente, numa perspectiva
permanente, entre os quais Silva, Saul e Giovedi, que contribuem para a análise e a
interpretação das informações produzidas. Trabalha-se com a metodologia da
observação participante, numa abordagem qualitativa, com base em Lüdke e André,
Minayo, Chizzotti, Ezpeleta e Rockwell e Brandão, além de proposições de Paulo
Freire. A proposta de pesquisa se concretizou em um projeto de extensão de formação
continuada freireana de educadoras de escolas do campo multisseriadas do município
de São Domingos do Norte/ES, realizada em onze encontros, com trinta e oito
educadoras/es de escolas seriadas e multisseriadas da educação básica. Os dados
produzidos durante o desenvolvimento da pesquisa foram agrupados em categorias
freireanas que correspondem aos princípios utilizados para a análise dos momentos
de desconstrução e de construção da proposta: formação permanente freireana,
dialogicidade, reflexão crítica sobre a prática, participação, conscientização,
politicidade, currículo e práxis-transformadora, que constituem uma trama conceitual
do pesquisador sobre a ideia de formação permanente de Paulo Freire. Os resultados
obtidos demonstram o significado e a relevância dos princípios e dos momentos como
caminho para sustentar a análise do processo de desenvolvimento do programa de
formação e como superação de práticas formativas hegemônicas. Assim, procura-se
analisar se os momentos dão conta dos princípios formativos freireanos, se as práticas
contribuem para a compreensão dos sujeitos sobre a formação “continuada” numa
perspectiva permanente e se favorecem uma práxis transformadora dos envolvidos
com relação à formação docente de educadoras/es, manifestando valores
emancipatórios da docência e enunciando mudanças de práticas. A pesquisa tornase uma contribuição para um eixo repleto de necessidades e, por se materializar como
uma proposta de trabalho do processo formativo que se torna quebra de paradigma e
reflexão crítica às políticas e às práticas de formação docente, apresenta-se comopossibilidade de pensar sobre o descaso e o domínio de formação para a Educação
do Campo a partir de um modelo de mercado, desarticulado da realidade concreta
dessa modalidade. Como produto, mostra-se uma reinvenção de fundamentos e
indicações metodológicas, a fim de contribuir para a formação de educadoras/es da
Educação do Campo, tendo fundamentos e categorias freireanas como referencial,
numa perspectiva crítico-libertadora, delineado por princípios, condições e momentos
necessários a um Programa de Formação Permanente de educadoras/es da
Educação do Campo.
Palavras chaves: Paulo Freire. Formação permanente. Educação do Campo.

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