O Gestor Escolar Frente aos Desafios da Escolarização dos Alunos Com Deficiência Visual

Nome: PATRICIA TEIXEIRA MOSCHEN LIEVORE
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 23/07/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO Orientador
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA Examinador Interno
VANDERLEI BALBINO DA COSTA Examinador Externo

Resumo: O estudo objetivou analisar a importância da atuação do gestor escolar na articulação das políticas públicas educacionais direcionadas aos estudantes com deficiência visual no município de Colatina-ES, no período de outubro de 2019 a abril de 2020, investigando os desafios e mostrando algumas possibilidades. A escolarização dos alunos com deficiência visual enfrenta hoje diversos desafios como a construção dos caminhos alternativos/processos diferenciados, formação do professor, recursos necessários para a escolarização desse público-alvo, políticas públicas que garantam que o aluno com deficiência visual tenha acesso aos conteúdos construídos historicamente, envolvimento e formação da comunidade escolar e gestão escolar descentralizada. Utilizei como referencial teórico, o conceito de Estado de Gramsci que promoveu uma ampliação da concepção marxista bem como a sua concepção de educação. A metodologia escolhida para a realização da pesquisa foi a etnografia, partindo do pressuposto de que para compreender o cotidiano, bem como os desafios que os gestores escolares enfrentam, é necessário um olhar de perto, estar inserido na realidade. Os sujeitos dessa pesquisa foram os gestores escolares de duas escolas do município de Colatina-ES, sendo uma escola estadual e outra municipal. Para se chegar aos resultados pretendidos, foram utilizados os instrumentos: observação participante, entrevistas semiestruturadas, gravadas em forma de áudio e análise de documentos da escola. Como resultados, constatei que os gestores escolares enfrentam muito desafios para a escolarização dos alunos com deficiência dentre os principais desafios destacamos: falta de formação para os professores de forma a capacitá-los para atender às especificidades dos alunos com deficiência visual; falta de formação de gestores escolares sobre Educação Especial; e ausência de políticas públicas educacionais voltadas para os alunos com deficiência visual. A partir da análise dos resultados, foi possível elaborar o produto da pesquisa: uma proposta de curso de extensão sobre Gestão Escolar e Educação Especial, destinado aos gestores, professores, pedagogos, membros do setor de educação especial, membros de conselhos de escola e futuros gestores do município de Colatina.

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