Avaliação na Educação Profissional do Espírito Santo como instrumento de Gestão de Políticas e Unidades Escolares

Resumo: Os três últimos governos nacionais têm ampliado o investimento na educação tecnológica e técnica, como forma de gerar conhecimento e agregar valor aos produtos brasileiros. O presidente Lula duplica o número de escolas técnicas. Com a presidenta Dilma a educação profissional é considerada principal ação educacional direta do governo. Assim, se tem a ampliação do quantitativo de recursos e vagas públicas com a inclusão do SENAI no sistema federal de educação e a criação de programa de bolsas. No Espírito Santo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio aparece em lugar de destaque na política pública de educação. O acompanhamento, a regulação e o controle dessa expansão de política requerem investimentos em avaliação e o governo do Estado criou um Programa de Avaliação – PAEBES. Assim, parece relevante investigar os contornos deste processo avaliativo em seus vários níveis de realização. A atual investigação pretende elucidar a seguinte questão: Quais os lugares, formas e usos da avaliação no âmbito da educação profissional de nível médio integrado na rede estadual de ensino? A metodologia será qualitativa e focará a análise de documentos públicos orientadores de política e aqueles produzidos pelas escolas. Ao final se pretende produzir quadro analítico da política de avaliação adotada pelo governo do Espírito Santo no âmbito da Educação Profissional de nível médio.

Data de início: 01/08/2012
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador ITAMAR MENDES DA SILVA
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