NARRADORES DA MARÉ: GEOGRAFIAS DOS MANGUEZAIS CAPIXABAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS

Resumo: O referido Projeto de Pesquisa pretende problematizar os processos de aprendizagens e de formação inventiva (DIAS, 2014) de professores/as. Os aportes metodológicos dialogam com a pesquisa com os cotidianos e com narrativas/conversas, como proposto por Alves (1998, 2001, 2008 e 2010), Ferraço (2003, 2005 e 2011), e as suas interfaces com as Práticas de Ensino e o Estágio Supervisionado na Licenciatura. Para produção de dados e materiais a partir dos saberes cotidianos escolares, utilizaremos: diários de campo, fotografias e narrativas/conversas envolvendo diferentes espaçostempos dos/as professores/as do Ensino de Geografia, graduandos em Geografia, estudantes do ensino fundamental e comunidades tradicionais em áreas de manguezais da Baia de Vitória e do território capixaba. Com as narrativas/conversas e demais dados produzidos com os cotidianos escolares, pretendemos registrar, problematizar e cartografar, saberes geográficos e educações ambientais autopoiéticas (GONZALEZ, 2013) vividos e praticados entre estudantes, professores/as, pesquisadores, graduandos e comunidades tradicionais locais. Pensamos as geografias menores (OLIVEIRA JUNIOR, 2010) e as educações ambientais autopoiéticas produzidas na vida cotidiana dos estudantes, a partir das noções de Humberto Maturana, com a Biologia do Conhecer (Autopoiese) e a Biologia do Amor, considerando esses entrelaçamentos como domínios cognitivos e ontológicos produzidos com as redes de conversações, nos processos do viver e conhecer dos seres humanos com as coletividades da vida cotidiana.

Data de início: 18/08/2014
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador GILFREDO CARRASCO MAULIN
Coordenador SOLER GONZALEZ
Pesquisador ANDRÉIA TEIXEIRA RAMOS
Transparência Pública
Acesso à informação

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