Políticas de Currículo e Avaliação Educacional (Projeto Base)

Resumo: A discussão acerca das Políticas de Gestão da Educação tem abarcado amplas questões no campo educacional e estabelecido importantes interfaces. Nesse contexto, o Grupo de Estudos e Pesquisas Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional – GETAE – se propõe a desenvolver seus trabalhos em torno de: a) direito a educação; b) gestão; c) financiamento; d) gestão, currículo e avaliação da Educação Básica, Profissional e Tecnológica; e) Planejamento; Currículo e Avaliação.
O projeto “Políticas de Currículo e Avaliação Educacional” compõe o campo das políticas educacionais e constitui-se Projeto Base da Linha de mesma denominação. Os estudos e as pesquisas que seu escopo ancora dialogam com os temas envolvidos nas outras duas linhas e envolvem as seguintes temáticas, dentre outras: base curricular; índices; exames e provas externas; responsabilização; construção e desenvolvimento de currículo; planejamento e gestão; avaliação institucional; avaliação de programas.
A abrangência das pesquisas ultrapassa ao âmbito regional, mas tem no Espírito Santo seu principal foco de análise. É o desenvolvimento educacional planejado para 2014 a 2024, englobando os temas referidos, que se propõe a pesquisar em unidades, redes e sistemas de ensino, que se materializa no Plano Nacional de Educação, no Plano Estadual de Educação e nos Planos Municipais de Educação. Entretanto, a vigência dos planos em 2024 ou 2025/26, dependendo do caso, não encerram o interesse nem as pesquisas que poderão se deter sobre seus efeitos e processos de reelaboração naqueles itens entendidos como escopo da linha.
A opção metodológica se ancora nas abordagens críticas com o uso de múltiplas tipologias de pesquisa, bem como variados instrumentos e procedimentos metodológicos. Espera-se construir quadro analítico sobre os processos e produtos parciais e finais quanto aos itens explicitados nos objetivos. E, promover diálogos com pesquisadores e grupos de pesquisa que se ocupam com o desenvolvimento de pesquisas nas temáticas enfocadas por meio de publicações, debates, seminários etc. Também oferecer elementos para o diálogo com redes públicas e com unidades escolares componentes dessas redes com vistas a contribuir com a qualificação do trabalho da Escola.

Data de início: 20/05/2019
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado DANÚBIA ROBERTA PEREIRA REGINALDO
Aluno Mestrado ANIBAL SALTÓRIO DE ALMEIDA JÚNIOR
Aluno Mestrado WAGNER MIGUEL PEREIRA
Aluno Mestrado ANDRÉ CIBIEN SAVERGNINI
Aluno Mestrado JOSEFA MATIAS SANTANA

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910