Summary: A discussão acerca das Políticas de Gestão da Educação tem abarcado amplas questões no campo educacional e estabelecido importantes interfaces. Nesse contexto, o Grupo de Estudos e Pesquisas Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional – GETAE – se propõe a desenvolver seus trabalhos em torno de: a) direito a educação; b) gestão; c) financiamento; d) gestão, currículo e avaliação da Educação Básica, Profissional e Tecnológica; e) Planejamento; Currículo e Avaliação.
O projeto “Políticas de Currículo e Avaliação Educacional” compõe o campo das políticas educacionais e constitui-se Projeto Base da Linha de mesma denominação. Os estudos e as pesquisas que seu escopo ancora dialogam com os temas envolvidos nas outras duas linhas e envolvem as seguintes temáticas, dentre outras: base curricular; índices; exames e provas externas; responsabilização; construção e desenvolvimento de currículo; planejamento e gestão; avaliação institucional; avaliação de programas.
A abrangência das pesquisas ultrapassa ao âmbito regional, mas tem no Espírito Santo seu principal foco de análise. É o desenvolvimento educacional planejado para 2014 a 2024, englobando os temas referidos, que se propõe a pesquisar em unidades, redes e sistemas de ensino, que se materializa no Plano Nacional de Educação, no Plano Estadual de Educação e nos Planos Municipais de Educação. Entretanto, a vigência dos planos em 2024 ou 2025/26, dependendo do caso, não encerram o interesse nem as pesquisas que poderão se deter sobre seus efeitos e processos de reelaboração naqueles itens entendidos como escopo da linha.
A opção metodológica se ancora nas abordagens críticas com o uso de múltiplas tipologias de pesquisa, bem como variados instrumentos e procedimentos metodológicos. Espera-se construir quadro analítico sobre os processos e produtos parciais e finais quanto aos itens explicitados nos objetivos. E, promover diálogos com pesquisadores e grupos de pesquisa que se ocupam com o desenvolvimento de pesquisas nas temáticas enfocadas por meio de publicações, debates, seminários etc. Também oferecer elementos para o diálogo com redes públicas e com unidades escolares componentes dessas redes com vistas a contribuir com a qualificação do trabalho da Escola.

Starting date: 2019-05-20
Deadline (months): 60

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Itamar Mendes da Silva
Student Master * André Cibien Savergnini
Student Master * Flávia Márcia Costa Silva
Student Master * Josefa Matias Santana
Student Master * Wagner Miguel Pereira

Pages

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910