DIÁLOGOS SOBRE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC)

Nome: MONICA CRISTINA MEDICI DA COSTA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 03/03/2021
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
VANILDO STIEG Examinador Externo
ROGÉRIO DRAGO Examinador Interno
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA Examinador Externo
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno

Páginas

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender a proposta pedagógica do Pacto
pela Alfabetização na Idade Certa (Paic) do Estado do Ceará no que tange às
concepções de linguagem, alfabetização e letramento que fundamentaram a
formação dos professores alfabetizadores. Caracteriza-se como uma pesquisa de
cunho documental, tendo como foco de estudo a Proposta didática pedagógica
alfabetizar letrando, bem como as atividades das quatro etapas que compõem a
revista Vamos Passear na Escrita, direcionada às crianças do 1º ano, também
denominada Caderno de atividade. Nesse percurso investigativo, fizeram parte do
nosso estudo as produções acadêmico-científicas acerca da temática. A pesquisa
partiu da tese de que, apesar de ser anunciado pela autora que o ecletismo teórico
que associou o alfabetizar letrando o construtivismo e a perspectiva discursiva
enunciativa de acordo com conceitos bakhtinianos e de alguns autores que
trabalham com Bakhtin, o Paic evidencia o construtivismo como diretriz para a
política de formação continuada de professores alfabetizadores. Considera, como
princípios teóricos e metodológicos, a abordagem bakhtiniana no campo da filosofia
da linguagem, bem como os estudos de base histórico-cultural no campo da
Psicologia. Conclui que o Paic evidencia uma diretriz para a política de formação
continuada de professores alfabetizadores que defende o construtivismo. Nesse
contexto, além de ensinar aos professores que as crianças passam por etapas
predeterminadas enquanto estão aprendendo a ler e a escrever, também ensina a
linguagem a partir das formas abstratas, sem conexão com a vida.

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