ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO GRUFOPEES (2013-2022): DIÁLOGOS SOBRE PESQUISA-AÇÃO NA INTERFACE COM A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR

Nome: BÁRBARA REBECCA BAUMGARTEM FRANÇA

Data de publicação: 17/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDSON PANTALEAO ALVES Examinador Interno
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA Presidente
RÉGIS HENRIQUE DOS REIS SILVA Coorientador

Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar as produções científicas do
Grufopees/CNPq-Ufes entre anos de 2013 a 2022 sobre pesquisa-ação na interface
com a formação continuada na área de educação especial na perspectiva da inclusão
escolar, considerando os contextos histórico-social e político-institucional. Apoia-se na
pesquisa quanti-qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, fundamentada na
análise epistemológica do conhecimento, de modo a desvelar os diferentes níveis
teórico-metodológicos e pressupostos filosóficos que atravessam as produções. Para
isso, toma os pressupostos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas,
buscando, através das situações de discurso, atos de fala e argumentos colocados
pelos autores das produções científicas, dialogar em busca de consensos acerca do
conhecimento produzido pelo grupo de pesquisa na área da pesquisa-ação e de
formação continuada na perspectiva da inclusão escolar. Assim, a problemática de
pesquisa permeia a compreensão sobre de que modo a pesquisa-ação tem sido
apropriada por estudos do Grufopees/CNPq-Ufes na área de educação especial na
perspectiva da inclusão escolar que têm como objeto a formação continuada de
profissionais da educação. Ao longo do processo, a pesquisa tem como participantes
os autores-pesquisadores das produções selecionadas, considerando para a
produção, organização e categorização dos dados dois instrumentos de registro: a
“ficha de resumo”, de Messina (1999), para o mapeamento das produções, e a “Matriz
Epistemológica” fundamentada nos estudos de Régis Silva (2013) e Gamboa (2018),
para realizar a análise epistemológica referente às produções acadêmicas de oito
dissertações de mestrado. A análise de dados se fundamenta a partir do método
desenvolvido pelos estudos de Almeida (2010), de modo a dialogar com os aspectos
internos das produções nos “Círculos Argumentativos”, fundamentados na
racionalidade comunicativa da filosofia habermasiana, buscando identificar as
relações estabelecidas entre pesquisador e participantes, a constituição do problema
de pesquisa, os movimentos desencadeados nos processos de pesquisa, bem como
a compreensão da realidade e as intenções de mudança. Como resultados, evidenciase uma forte atuação do grupo em processos de transformação inerentes à
perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-ação colaborativo-crítica, contribuindo
no desenvolvimento de mudanças estruturais, concebidas de forma coletiva na
elaboração de processos de formação continuada na perspectiva da inclusão escolar
e de políticas para a formação em municípios capixabas. A perspectiva da pesquisaação defendida pelo grupo faz parte de uma “tradição” de grupos de pesquisa que,
pela via de projetos de pesquisa e extensão, têm promovido colaboração com
diferentes contextos, em busca de emancipação dos sujeitos envolvidos e
transformação social. Como um todo, os processos investigativos analisados neste
estudo apresentam potencialidade ética ao pensarem novas formas de conceber a
formação continuada de profissionais da educação pela via colaborativo-crítica,
assegurando, por meio da produção de conhecimentos com o outro, a autorreflexão
crítica, a escuta sensível e atenta, mobilizações resistentes à ordem neoliberal
vigente.

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