Maria Amélia Dalvi Salgueiro

Título: Pós-doutorado (UFG, Brasil, 2016)

Grupos e núcleos de pesquisa: CNPq
Curriculum: Lattes

Início do curso: 10/03/2009

Participação em projetos:

Título Data de inícioordem crescente Prazo (meses) Participação no projeto
EDUCAÇÃO LITERÁRIA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, POLÍTICAS PÚBLICAS E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM 01/06/2020 60 Coordenador
Literatura e Educação - entre livros, leituras e leitores 01/08/2015 60 Coordenador
Literatura, História e Educação - estudo das relações entre livros, leitura, leitores e literatura (parte 1) 01/08/2014 24 Coordenador
Ensino de literatura e leitura literária na escola e na universidade: cultura, história e memória no Espírito Santo (1985 - 2010) 01/08/2013 12 Coordenador

Produções:

Títuloordem decrescente Detalhes Data de defesa
Drummond, a crítica e a escola: a invenção de um poeta nacional pelo livro didático de ensino médio. Tese de doutorado 03/09/2010

Participação em bancas:

Título Nome Data de defesaordem crescente Curso
A POESIA POSSÍVEL: Caminhos para uma prática poética na escola TOMÁZ MUSSO DE ALMEIDA PINTO 14/12/2020 Mestrado em Educação
O POEMA CLÁSSICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA LUANA MARTINS FIGUEIREDO 25/08/2020 Mestrado em Educação
EDUCAÇÃO E CINEMA: crítica à domesticação da memória em filmes de animação dos estúdios Disney Samira da Costa Sten 05/08/2020 Doutorado em Educação
POTENCIAL FORMATIVO DA LITERATURA NA TEORIA CRÍTICA DE THEODOR ADORNO FELIPE BARRETO BAPTISTA 30/09/2019 Mestrado em Educação
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA OFERTA DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE: ESTUDO SOBRE O PROGRAMA SE LIGA DO INSTITUTO AYRTON SENNA BÁRBARA CRISTINA DA SILVA SOUSA 30/09/2019 Mestrado em Educação

Páginas

Disciplinas ministradas:

Semestreordem crescente Código Nome Carga horária Curso
2021/1 PPGE-1750 Seminário C: Pedagogia Histórico Crítica: ciência, currículo e didática 45 Mestrado em Educação
2021/1 PPGE-1735 Estágio em Pesquisa IV 30 Doutorado em Educação
2021/1 PPGE-1749 Seminário B: Literatura e Docência 30 Mestrado em Educação
2021/1 PPGE-1737 Qualificação do Projeto de Tese 30 Doutorado em Educação
2021/1 PPGE-1736 Estágio em Docência 60 Doutorado em Educação

Páginas

Alunos orientados:

Nome Título Data de defesaordem crescente Papel Tipo
TOMÁZ MUSSO DE ALMEIDA PINTO A POESIA POSSÍVEL: Caminhos para uma prática poética na escola 14/12/2020 Orientador Dissertação de mestrado acadêmico
Danilo Fernandes Sampaio de Souza LITERATURA JUVENIL PREMIADA: DIÁLOGOS ENTRE PESQUISAS ACADÊMICAS, CRÍTICA ESPECIALIZADA, ESCOLA E ADOLESCENTES LEITORES 19/08/2019 Orientador Dissertação de mestrado acadêmico
Daiane Francis Fernandes Ferreira LITERATURA INFANTIL E PENSAMENTO CRÍTICO: UM ESTUDO SOBRE CONTOS MARAVILHOSOS EM LIVROS DIDÁTICOS DA DÉCADA DE 1950 À CONTEMPORANEIDADE. 08/06/2018 Orientador Dissertação de mestrado acadêmico
Lucecleia Francisco da Silva CONTRA TUDO E TODOS: A FORMAÇÃO DE LEITORES EM CONTEXTOS ADVERSOS NO MUNICÍPIO DA SERRA 31/08/2017 Orientador Dissertação de mestrado acadêmico
Lorena Bezerra Vieira LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: documentos oficiais e discursos docentes do município de Serra/ES 20/07/2016 Orientador Dissertação de mestrado acadêmico

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910