FORMAÇÃO INVENTIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE VIANA/ES

Nome: BRUNO HENRIQUE FERREIRA DOS SANTOS

Data de publicação: 02/07/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CONCEIÇÃO GISLANE NÓBREGA LIMA DE SALLES Examinador Externo
KEZIA RODRIGUES NUNES Examinador Interno
LARISSA FERREIRA RODRIGUES GOMES Presidente

Resumo: A dissertação expõe a trajetória de pesquisa intitulada de Formação inventiva na Educação Infantil no município de Viana/ES, desenvolvida entre os anos de 2023 e 2024, com foco nas relações de compartilhamento de experiências entre professoras de bebês e de crianças bem pequenas e na elaboração de uma formação inventiva. Apresenta como lócus de investigação o Centro de Formação de Professores de Viana/ES. A pesquisa se constitui metodologicamente por uma inspiração cartográfica, pelo campo problemático que tenciona a compreensão sobre como o compartilhamento das aprendizagens com/entre bebês e crianças bem pequenas potencializa a formação inventiva das professoras. Como intencionalidade, o trabalho se dedica à cartografia do processo de formações continuadas, junto à Gerência de Formação e Avaliação da Secretaria Municipal de Viana/ES, a fim de aproximar-se dos movimentos tecidos pelas professoras que atuam nas creches. Apresenta como microintencionalidades: 1) mapear, por meio de redes de conversações, os modos como as professoras utilizam os documentos oficiais de formação de docente e o currículo e como essas normativas influenciam as aprendizagens inventivas; 2) compor momentos de escutas sensíveis para as narrativas durante a formação das professoras dos grupos 1, 2 e 3 do município de Viana/ES; 3) produzir coletivamente um material educativo (um livro ilustrado), com narrativas protagonizadas durante a formação com as professoras. Toma-se como intercessores teóricos as teorias pós-críticas, com Barros e Kastrup (2015), Carvalho (2001), Dias (2012), Deleuze (1995), Ferraço (2009), Guattari (1995), Kohan (2010), Kastrup (2015), Larrosa (2011) e Rodrigues (2015). Apresenta como produto educacional o livro Território das Invenções: cartografias dos encontros formativos com as professoras dos grupos 1, 2 e 3 da Educação Infantil do Município de Viana/ES”, visibilizando os processos inventivos produzidos durante a formação com professoras de bebês e de crianças bem pequenas. Esse livro é um convite à inventividade, movido pelo encontro com os signos artísticos (Deleuze, 1987) e vivificado pelas redes de conversações (Carvalho, 2009) com as professoras de bebês e de crianças bem pequenas. Assim, a formação continuada das professoras de bebês e de crianças bem pequenas do município de Viana/ES revelou-se não apenas como uma possibilidade de aprendizado, mas como um campo fértil para a problematização, podendo ser pensada, criada e executada com a força de um outro tempo, um tempo menos prescritivo, linear e sequencial, no qual podemos pensar em nos lançar num tempo de acontecimentos e de intensidades, um tempo redescoberto.

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