Memórias e narrativas docentes: a constituição do habitus professoral de docentes de Geografia

Resumo: Parte-se do pressuposto de que a compreensão da complexidade do processo de constituição do habitus professoral, do ser/estar/se fazer/sendo professor pode contribuir com os processos auto e formativos, e, consequentemente, com a ação de tantos outros docentes. Essa compreensão requer que se ouça sujeitos diretamente envolvidos com tal constituição, buscando suas memórias e narrativas a respeito de seu ser/estar docente. Acredita-se, assim, que partindo de relatos e narrativas docentes, acerca de suas lógicas na docência, naquilo que as representam, que as identificam e que as sustentam, pode fornecer elementos que ressignifiquem sua identidade e sua prática. Diante do exposto, esta investigação pauta-se na suposição de que compreender a cultura/identidade docente - que possui uma trajetória pessoal e profissional entrelaçadas, pode contribuir para desvelar e referenciar os modos pelos quais a mesma é tecida em uma trama cuja dimensão social, histórica e pedagógica lhe são inerentes. Assim, em função do tema e das questões a ele referentes, será adotada uma metodologia qualitativa de pesquisa, numa abordagem embrionária que combine os pressupostos da História Oral com narrativas e memórias docentes. Constituirão sujeitos dessa pesquisa, seis professore licenciados e que tenham atuado e se aposentado como professores de Geografia no Estado do Espírito Santo, sendo dois no nível superior, dois no ensino médio e outros dois no ensino fundamental. A opção por definir como critério de seleção dos sujeitos que comporão o universo da pesquisa pautou-se na hipótese de, por já estarem aposentados na carreira docente, possuem uma considerável vivência nas atividades do ensino e, ainda, na condição de aposentados, podem se sentirem estimulados a buscar memórias e narrativas acerca de suas lembranças e vivências na docência. Espera-se, assim obter narrativas de memórias docentes que desvelem o processo de constituição de seus respectivos habitus professoral, tomando-o como potencializadores da formação inicial e continuada de professores.

Data de início: 01/02/2014
Prazo (meses): 48

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